Seu navegador está DESATUALIZADO, isso compromete a sua segurança e a visualização de conteúdo. Atualize-se agora mesmo:
Internet Explorer 8
Mozilla Firefox
Google Chrome
Opera
Fechar Aviso
Acessar o Sicanet | Ir para o menu lateral | Ir para o menu inferior | Ir direto para o conteúdo

Notícias

« Voltar para a página anterior

Primeiro astronauta brasileiro faz palestra no UniNorte

Última atualização Sexta-Feira, 03 de Agosto de 2012 - 16h56


O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, conta sua experiência de superar obstáculos e vencer desafios a gestores e alunos do ensino médio das redes pública e particular de ensino, além de convidados do Centro Universitário do Norte (UniNorte), integrante da rede internacional de universidades Laureate. O tema da palestra será “Como transformar seus sonhos em realidade. Técnicas de Preparação Pessoal”, às 19h, no dia 09.08, na unidade 5 do UniNorte (rua Frei Lourenço, 33 - Centro).

A palestra faz parte da programação do UniNorte Orienta, projeto voltado aos finalistas do Ensino Médio, que tira dúvidas quanto às opções da carreira profissional tão comuns entre os jovens. O conteúdo ministrado expõe as várias formas de ingressar no mundo universitário, a importância das escolhas sobre o futuro, além de explicar as áreas em que se dividem as graduações.

O presidente do UniNorte, Carlos Cipriano, ressalta a importância da participação de Marcos Pontes dentro do programa UniNorte Orienta. “É uma honra tê-lo como palestrante dentro de um projeto que tem justamente o objetivo de estimular os jovens a desenvolver seus talentos e a acreditar que é possível fazer, com competência, aquilo que escolheram como profissão”, comenta Cipriano.

O projeto UniNorte Orienta foi criado há três anos e envolve palestras, oficinas e visitas guiadas com o objetivo de orientar os alunos que estão saindo do ensino médio sobre o universo profissional e a vida universitária. O reitor do UniNorte, Vicente Nogueira, fala da importância de o aluno já sair do Ensino Médio sabendo sobre as áreas do conhecimento às quais gostaria de atuar profissionalmente. “Este projeto é de grande relevância porque nos ajuda a ter alunos mais conscientes sobre suas escolhas profissionais e, consequentemente, a ter profissionais melhores atuando no mercado de trabalho”.

Marcos Pontes compartilhará experiências de sua vida profissional, além de comentar exemplos de estratégias de planejamento e conquistas de resultados no Brasil e no exterior.

Saiba mais sobre o palestrante

Marcos Pontes nasceu em Bauru (SP) em 11 de março de 1963. Menino pobre da periferia de Bauru começou a trabalhar aos 14 anos de idade como eletricista aprendiz da Rede Ferroviária Federal para poder pagar pelos seus estudos e ajudar no orçamento de casa.

Engenheiro Aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, e Mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, California, USA, Marcos Pontes é piloto de teste de aviões, com mais de 2000 horas de voo em 25 tipos de aeronaves.

Atualmente, ele continua como parte integrante do Programa Espacial Brasileiro, permanecendo em Houston, Texas, à disposição da Agência Espacial Brasileira como representante técnico e Astronauta, aguardando a escalação pelo Governo Brasileiro para a sua segunda missão espacial. Ele pode ser escalado a qualquer momento para voltar ao espaço.

Tem grande experiência profissional como engenheiro, gerente de projetos e gestor de programas, trabalhando em vários projetos e programas internacionais de grande vulto e complexidade técnica junto à NASA, JAXA, ESA, BOEING e diversas outras organizações e empresas de grande projeção mundial. Possui mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de riscos e segurança operacional.

É palestrante, empresário, consultor técnico e coach executivo e de Desenvolvimento Pessoal. Pontes é o Diretor Técnico Espacial do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico. É Pesquisador e Professor Convidado do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo, USP, onde está criando o curso público de Engenharia Aeroespacial para a formação de Recursos Humanos para o Programa Espacial Brasileiro.

É Embaixador da ONU para o Desenvolvimento Industrial - UNIDO, Embaixador Mundial da WorldSkills International, para Educação Profissional, e Embaixador no Brasil da FIRST Foundation, para a promoção da Ciência e Tecnologia na Educação.

Reconhecido mundialmente pelo seu trabalho pela ciência, pela tecnologia e pela educação, ele possui inúmeras medalhas e condecorações internacionais, incluindo a denominação de um asteróide com seu nome e o título de Herói da Rússia.

Possui mais de duzentos artigos e pequenos contos publicados. Autor dos livros: 'É possível! Como transformar seus sonhos em realidade' e 'Missão cumprida. A história completa da primeira missão espacial brasileira', editados pela Chris McHilliard.



Ver também:
Professora, aluna e egressa do UniNorte são finalistas do Prêmio Milton Cordeiro de Jornalismo
Curso de “Desenho Urbano e Semiótica” está com inscrições abertas
Aulas de Inglês para Todos começam no dia 11 de agosto
Professoras do UniNorte apresentam trabalhos em eventos nacionais e internacionais
Saiba como renovar o semestre

Sede Administrativa / Reitoria
Rua Dez de Julho, 873 - Centro CEP 69010-060
Tel : (92) 3212-5000 Call: 239 677 4535
Manaus - Amazonas - Brasil

Copyright 2010 - Todos os direitos reservados
UniNorte - Centro Universitário do Norte
Laureate International Universities

Ir direto para o topo