Núcleo Integrado de Pesquisa

  • Compartilhar

Os Núcleos Integrado de Pesquisa (NIP) integram a estrutura administrativa do Comitê de Pesquisa do UNINORTE e são responsáveis pela execução das políticas de pesquisa da instituição, em consonância com as diretrizes traçadas pelo Comitê de Pesquisa.

Cada Núcleo Integrado de Pesquisa é coordenado por um pesquisador doutor ou mestre, com atribuições de induzir, exercitar, desenvolver e avaliar a pesquisa no âmbito do seu Núcleo além de acompanhar o desenvolvimento dos programas de iniciação científica com o comprometimento de 10 horas semanais vinculadas a Diretoria de Pós-Graduação e Diretória de Extensão.

O Coordenador de cada Núcleo Integrado de Pesquisa será eleito pelos coordenadores dos cursos e professores doutores e mestres de regime integral que compõem o referido núcleo de acordo com a área do conhecimento, por um período de 2 (dois) anos.

 

Formação dos Núcleos Integrados de Pesquisa (NIP):

Os Núcleos Integrados de Pesquisa são divididos em 04(quatro) áreas do conhecimento:

ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS:

Composto dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito, Serviço Social, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia de Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Tecnologia em Gestão de Qualidade, Tecnologia em Comunicação Empresarial e Turismo.

Coordenação

Profª Dra. Ligia Fonseca Heyer (email: ligia@uninorte.com.br)

Grupo de Pesquisa

Gestão Organizacional na Amazônia

Linhas de Pesquisas

  • Economia Empresarial.
  • Inclusão Social na Amazônia.
  • Gestão Ambiental.
  • Produtos e Tecnologias em Arquitetura e Urbanismo Amazônico.
  • Arte e Comunicação Midiática na Amazônia

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E LINGUÍSTICAS:

Composto dos cursos de Licenciatura, Geografia, História, Letras, Licenciaturas em línguas Portuguesa, Inglesa e espanhola, Pedagogia e Psicologia.

Coordenação

Profª Dra. Ligia Fonseca Heyer (email: ligia@uninorte.com.br)

Grupo de Pesquisa

Educação, História e Meio Ambiente na Região Amazônica.

Linhas de Pesquisas

  • História, Geografia e Meio Ambiente na Região Amazônica.
  • Políticas Públicas Educacionais na Região Amazônica.
  • Linguagem Gestual e Corporeidade.
  • Análise do Comportamento: Pesquisa e Intervenção.
  • Linguística e Educação.

ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA:

Composto dos cursos de licenciatura em: Física, Matemática e Química; Ciências da Computação, Tecnologia em Banco de Dados, Tecnologia em Redes de computadores, Tecnologia em Desenvolvimento para Internet, Tecnologia em Desenvolvimento de Software e Tecnologia em Desenvolvimento de Software Embarcado, Tecnologia em Petróleo e Gás e Engenharias.

Coordenação

MSc. Marcelo Cutrim Moreira de Castro (e-mail: marcelo.castro@uninorte.com.br)

Grupo de Pesquisa

Tecnologia em Ciências Exatas e Desenvolvimento de Software.

Linhas de Pesquisas

  • Métodos e Recursos para o Ensino das Ciências Exatas.
  • Sistemas Inteligentes e Colaborativos de Aprendizagem / Conhecimento.
  • Modelagem, desenvolvimento, simulação e verificação de software.
  • Telecomunicações, Redes de computadores e outros sistemas de comunicação.

ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE:

Composto dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiogia, Nutrição e Odontologia.

Coordenação

MSc. Marcelo Cutrim Moreira de Castro (e-mail: marcelo.castro@uninorte.com.br)

Grupo de Pesquisa I:

Biologia Celular e Biotecnologia

Linha de Pesquisa I:

  • Análise e métodos de estudos da célula.
  • Estudo do DNA.
  • Novas tecnologias nas pesquisas e estudos com os organismos vivos (uni e pluricelulares)

Grupo de Pesquisa II:

Biologia e Taxonomia da Conservação

Linha de Pesquisa II:

  • Estudo do meio ambiente e da qualidade de vida.
  • A fauna e flora amazônicas.
  • Preservação e Conservação ambiental.
  • Taxonomia e Sistemática dos organismos

Grupo de Pesquisa III:

Saúde Pública

Linha de Pesquisa III:

  • Métodos de Diagnósticos de Prevenção e Terapêutico.
  • Relações Saúde-Doença e os sistemas orgânicos do ser humano.
  • Práticas educativas, planejamento e avaliação em saúde.
  • Saúde e qualidade de vida.