UniNorte inaugura moderno Centro de Simulação Realística

  • Compartilhar
Terça-feira, 28 de Abril de 2015 às 09h43

 

Laboratorio_Saude_UniNorte_Centro_de_Simulação

A UniNorte inaugura nesta quarta-feira (29.04), às 15h, a primeira etapa do Complexo de Laboratórios de Saúde, incluindo um moderno Centro de Simulação Realística. A solenidade de inauguração ocorrerá na Unidade 1 (Av. Joaquim Nabuco, 1232- Centro) e contará com a presença do Diretor Nacional de Ciências da Saúde da Laureate Brasil, Dr. Sérgio Timerman.

A Escola de Ciência da Saúde da UniNorte tem feito investimentos significativos em toda sua estrutura, modernizando os laboratórios e inserindo novas ferramentas na metodologia de ensino dos cursos. Uma das mais importantes inovações é a criação do “Centro de Simulação Realística”, que terá simuladores de alta fidelidade. Essa metodologia utiliza manequins adultos e bebês automatizados, capazes de reproduzir, através de cenários clínicos, experiências reais com o objetivo de garantir a segurança no processo de assistência ao paciente e eficácia no desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos.

“O Centro de Simulação Realística propicia um ambiente de qualificação dos profissionais da saúde, sendo um diferencial no processo de ensino e aprendizagem”, afirma o diretor da Escola de Ciências da Saúde, Breno Schumaher. Ele explica que a utilização dos manequins que reproduzem respostas táteis, sonoras e visuais similares às que o aluno irá encontrar em paciente real, permite a representação de inúmeras situações e quadros clínicos diferentes. “Isso possibilita ao aluno errar e repetir as ações quantas vezes forem necessárias para seu aprendizado”, observa.

Toda essa estrutura oferecida pela UniNorte aos alunos da Escola de Ciências da Saúde permite ao aluno que investir em uma carreira nessa área, sair preparado e diferenciado para o mercado de trabalho. “Essa nova infraestrutura levará o aluno a experimentar rotinas clínicas e hospitalares muito próximas à realidade e sem o risco da exposição do paciente ao ambiente de treinamento. Algumas ações que só poderiam ser demonstradas ao aluno, pois devem ser praticadas por profissionais já graduados, poderão ser realizadas pelo aluno nos manequins e a imersão no ambiente realístico, somada à proposta pedagógica da simulação contribui com o aprendizado ativo em ambiente livre de risco”, explica uma das coordenadoras do centro, professora Nicolle Santana.

O reitor da UniNorte, Vicente Nogueira, disse que a reestruturação da Escola de Saúde da UniNorte a torna referência na região Norte, com equipamentos de ponta e um corpo docente qualificado para sua utilização. “Nossa preocupação sempre foi a de garantir profissionais competentes e qualificados em um mercado de trabalho em constante transformação. O propósito deste alto investimento é incorporar na UniNorte o modelo de excelência de ensino em Ciências da Saúde da Rede Laureate, que segue padrões internacionais de sucesso, formando profissionais preparados para atuar com diferenciais competitivos no mercado de trabalho”, afirma.

 

Investimentos

 

Os Laboratórios tradicionais de Saúde serão substituídos por mais de 20 Espaços integrados de Ensino, incluindo  um Centro de Simulação Realística, Laboratórios de Estrutura e Função Humano e  Animal, além de outros laboratórios multidisciplinares.

Os novos laboratórios de Estrutura e Função utilizarão os mais modernos materiais e métodos para o ensino integrado da morfologia humana e animal, substituindo os métodos tradicionais por anatomia viva, modelos anatômicos realísticos, body painting (pintura anatômica corporal), body projection (projeção anatômica corporal) e anatomia virtual.

O Centro de Simulação Realística será constituído por Consultórios Simulados (humano e animal), Enfermaria, Laboratório de Habilidades e quatro salas de Simulação Complexa, que terão os  equipamentos utilizados na rotina hospitalar, além de pacientes simulados pelos mais modernos manequins disponíveis no mercado.

Os demais laboratórios da Escola de Saúde serão modernizados e adequados à nova estrutura, atendendo à formação humanizada, generalista e integrada, necessárias para a formação do profissional de saúde atualmente exigido pelo mercado. Esta é a primeira etapa de inaugurações. Até o final do ano, ocorrerá a entrega de mais laboratórios.

 

 Obs.: Devido à limitação do espaço, a cerimônia de inauguração foi limitada aos representantes de todas as turmas de Saúde, além de coordenadores e professores.