Adiversidade é a marca do Brasil. Em quinhentos anos de História, construiu-se uma nação formada por vários povos, dona de uma cultura variada e de um vasto território, atualmente dividida em 26 estados, um Distrito Federal e 5.563 municípios.

Sendo uma democracia, o exercício do Poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, cada qual com uma função, prevendo-se ainda um sistema de controle entre eles, de modo que nenhum possa agir em desacordo com as leis e a Constituição.

A geografia do País mostra uma forte concentração das atividades econômicas e da população sobre uma parcela menor do espaço brasileiro; fatores que influenciam na concentração da renda e da riqueza e na exclusão social. Interferir nesse cenário e construir um país de oportunidades iguais são os desafios que fundamentam o exercício da cidadania e as políticas públicas.

O Brasil é o maior país da América Latina. Cobrindo quase a metade (47,3%) da América do Sul, ocupa uma área de 8.547.403,5 quilómetros quadrados. É o quinto maior país do mundo, depois do Canadá, da Federação Russa, da China e dos Estados Unidos.

Excepto pelas suas ilhas, o Brasil é constituído por uma única e contínua extensão territorial. A linha do Equador passa pela região Norte do País, perto de Macapá, no Estado do Amapá; o Trópico de Capricórnio corta o País ao Sul, perto da cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo.

A extensão do Brasil no sentido Leste-Oeste (4.319,4 quilómetros) é quase equivalente à sua maior distância no sentido Norte-Sul (4.394,7 quilómetros). O País faz fronteira com a Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e Colômbia, ao Norte; Uruguai e Argentina, ao Sul; e Paraguai, Bolívia e Peru, a Oeste.

O Equador e o Chile são os dois únicos países do continente sul-americano que não fazem fronteira com o Brasil. O Oceano Atlântico estende-se ao longo da costa Leste do País, oferecendo 8,5 mil quilómetros de orla marítima.

Sol e Mar

Do Norte ao Sul, o litoral brasileiro é sinónimo de praia, sol e céu azul durante o ano inteiro. Torna-se até difícil escolher. Algumas possuem grandes hoteis e restaurantes, enquanto que outras são praticamente desertas. Algumas surgem por entre dunas e gigantescas falésias.

Outras estendem-se até onde a vista alcança. As do arquipélago de Fernando de Noronha – Património Natural da Humanidade – com as suas águas cristalinas, encontram-se entre as mais espectaculares do mundo.

Fonte: Embratur

Instituições

instituicoes