[FAQ] Modernização do Modelo Acadêmico da UniNorte

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Quarta-feira, 29 de Novembro de 2017 às 10h34

1. O que abrange a modernização do Modelo Acadêmico?

A atualização do Modelo Acadêmico foi feita por acadêmicos da Instituição, juntamente com especialistas das IES da Laureate (do Brasil e do exterior) e consultores externos que atuam no mercado de educação, para garantir mais aderência às necessidades e desafios do mercado de trabalho. Esta revisão disponibiliza ao estudante uma matriz curricular mais moderna, flexível, além de trazer a possibilidade de obter certificações intermediárias para melhorar sua empregabilidade. Tudo isso suportado por professores capacitados e em constante atualização, ou seja, o Modelo Acadêmico também oferece treinamentos que garantem a formação dos professores.

O Modelo abrange algumas alterações importantes no calendário acadêmico e nas matrizes curriculares dos cursos da instituição. São elas:

– Alteração no horário de entrada e saída: para o período da manhã (das 8h20 às 11h10), vespertino (das 15h às 17h50) e noturno (das 18h30 às 21h20).

– Mudança do calendário acadêmico: o início do semestre letivo em 2018/1 será no dia 05 de fevereiro (veteranos) e 19 de fevereiro (calouros).

– Os projetos pedagógicos dos cursos passaram por uma reestruturação com a consequente alteração na matriz curricular e a utilização de metodologias ativas de aprendizagem foi intensificada. Os currículos estão focados nas necessidades do mercado de trabalho. Tudo foi cuidadosamente estruturado para oferecer aos nossos alunos a melhor formação e, consequentemente, contribuir para o destaque deles em suas carreiras.

 

2. Qual o objetivo dessa mudança?

A proposta foi estruturar o projeto pedagógico dos cursos de forma a garantir mais aderência às necessidades e desafios do mercado de trabalho, bem como trazer mais interdisciplinaridade, a partir do uso de metodologias ativas de aprendizagem. Além disso, o aluno terá a possibilidade de obter certificações intermediárias para melhorar sua empregabilidade. As empresas buscam competências específicas nos profissionais e com a modernização do nosso Modelo Acadêmico queremos contribuir de uma maneira mais contundente para a empregabilidade de nossos alunos.

 

3. O que motivou a modernização desse modelo?

Em um contexto de mudanças rápidas e contínuas, a principal missão das instituições de ensino é garantir a melhor formação para seus estudantes. Por isso, nossa área acadêmica propõe constantemente alterações em atividades de modo que contribuam de uma forma bastante contundente com a formação desses alunos e, consequentemente, com o destaque deles no mundo do trabalho.

Este Modelo Acadêmico modernizado também considera o melhor aproveitamento do tempo de aula alinhando-se a tendências pedagógicas aplicadas no Brasil e em diversas instituições do exterior em que atividades em sala de aula são combinadas com outras atividades extraclasses que estimulam a autonomia e o desenvolvimento do estudante.

Adicionalmente, consideramos extremamente importante trazer aos nossos alunos mais flexibilidade e a oportunidade de interagir com profissionais de outras áreas de conhecimento, mas que atuam juntos no mercado de trabalho. Exemplo: ao fazer um atendimento clínico, um médico atua com outros profissionais da saúde, tais como enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo, entre outros. Por este Modelo Acadêmico, esses futuros profissionais já trabalham em conjunto desde os estudos e entendem também juntos as necessidades de cada paciente/atendimento.

Além disso, o novo horário de atividades presenciais visa contribuir para que o deslocamento dos nossos alunos, principalmente na ida para o trabalho ou estágio (saída dos alunos do período matutino) e a volta para casa (saída dos alunos do período noturno), não seja realizado em horários de pico. Do mesmo modo, o ajuste no horário também proporciona aos nossos docentes um maior intervalo interjornada entre os turnos de aula.

 

4. Quais os cursos envolvidos nesta etapa?

A modernização do Modelo Acadêmico abrange todos os cursos da Instituição, exceto o último ano ou semestre dos cursos. Confira a lista.

 

5. Teremos então dois calendários acadêmicos (novo e antigo modelos) na nossa instituição?

Teremos apenas um calendário acadêmico, com início em 5 de fevereiro de 2018 (para veteranos). A diferença será o horário de entrada e saída dos alunos.

 

6. Por qual razão ele será implementado em todos os cursos?

A nossa instituição tem em seu DNA oferecer o que há de melhor academicamente aos nossos estudantes e não achamos que seria apropriado que nossos veteranos fossem privados dos benefícios que esta inovação curricular trará. Como já estávamos em estudos, entendemos que este seria o momento mais adequado para a modernização do Modelo Acadêmico e, pelo trabalho de qualidade que foi empenhado por nosso time acadêmico temos a certeza que será um modelo muito bem-sucedido.

 

7. A partir da modernização do Modelo Acadêmico a Instituição passará a contar com certificações intermediárias. Como funcionará?

Como os cursos passam a ser compostos por ciclos, as certificações intermediárias poderão ser compostas por um ou mais ciclos, ou ainda, por um conjunto de disciplinas de ciclos distintos. Esse benefício auxilia diretamente o aluno em sua empregabilidade, uma vez que não é necessário finalizar o curso para obter uma certificação, o estudante já pode ao longo do curso ir trabalhando na sua área de estudo.

 

8. Haverá algum impacto para os alunos?

Com a implantação das matrizes curriculares torna-se necessário realizar um processo de equivalência entre a matriz antiga e a nova. Dessa forma, alguns alunos precisarão realizar disciplinas de transição para adequação, mas certamente os benefícios serão sentidos rapidamente, uma vez que o estudante poderá contar com uma matriz mais moderna, flexível, que promove mais networking entre os alunos e com maior foco na empregabilidade.

 

9. Os alunos precisarão pagar as disciplinas encaixe geradas a partir dessa mudança?

Não. A Instituição disponibilizará aos alunos todas as disciplinas encaixe necessárias para a equivalência das matrizes.

 

10. Como fica a situação dos estudantes que estão na fase final do curso?

Essa adequação na matriz curricular não impactará alunos que estão cursando o último semestre ou último ano do curso.

 

11. Os cursos de pós-graduação também serão alterados de acordo com esta nova matriz curricular?

Não. A modernização do Modelo Acadêmico abrange apenas os cursos de graduação nesse momento.

 

12. Como ficará a metodologia de avaliação? Haverá alguma mudança?

A metodologia de avaliação continuará a mesma.

 

13. O que muda em relação ao estágio obrigatório/supervisionado?

Não haverá nenhuma alteração.

 

14. Como serão os programas de horas complementares a partir destas mudanças de grade?

As atividades complementares terão como foco o desenvolvimento de competências complementares para o mercado de trabalho. Assim, os alunos desenvolverão atividades/ações voltadas para a prática profissional. A carga horária das Atividades Complementares está definida nas matrizes curriculares dos cursos de graduação e seu cumprimento é uma exigência para a colação de grau.

Alguns exemplos de Atividades Complementares: participação em eventos internos e externos à instituição de educação superior, tais como: semanas acadêmicas, congressos, seminários, palestras, conferências, atividades culturais; cursos de extensão e/ou atualização acadêmica e profissional; atividades de iniciação científica, assim como de monitoria.

 

15. Sou aluno participante da iniciação científica. O que muda no meu programa acadêmico?

Não haverá nenhuma alteração.