O perfil do aluno

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo têm um perfil bastante variado. Em geral, considerando o foco do curso em um desenvolvimento de nível artístico, espera-se que os alunos tenham uma veia voltada para a liberdade criativa. A forma diferenciada de ver e questionar o mundo ao redor também é uma característica presente no aspirante a arquiteto.

A preocupação com o desenho é bem comum. É claro que a intimidade com o lápis, o papel e a régua é um traço desejável, mas nada de desespero, porque a prática é bem desenvolvida no decorrer do curso, com todo o apoio de que o aluno precisa — incluindo os mais avançados softwares de desenho.

 

A inserção no mercado de trabalho

Muitas vezes, o aluno de Arquitetura e Urbanismo chega ao curso sem um conhecimento claro da amplitude de oportunidades que a área oferece. Pensando nisso, a UniNorte fornece um intenso trabalho de acompanhamento com um professor conselheiro, responsável por conversar e compartilhar experiências com os estudantes de modo a apresentar as oportunidades de carreira e ajudar a aflorar seu potencial.

Para enriquecer ainda mais essa experiência, a cada semestre, um ex-aluno faz uma visita ao campus a fim de contar aos alunos atuais sobre sua passagem pela universidade e sobre as perspectivas do mercado. Assim, pela vontade de formar profissionais de sucesso, a UniNorte conta com uma Empresa Júnior e uma central de estágios que gerencia e encaminha os alunos para empresas parceiras ou conveniadas com a instituição.

O esforço constante da UniNorte em inserir profissionais completos no mercado mostra uma preocupação humanista da instituição. E isso vale não só para o aluno, mas também para todas as pessoas que serão direta ou indiretamente atingidas por seus serviços prestados.

Além disso, o egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo poderá atuar em:

•    Arquitetura de interiores: organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis.

•    Arquitetura industrial: planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas de segurança.

•    Arquitetura Verde: desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local.

•    Comunicação Visual: criar a identidade visual de empresas e produtos, com logotipos e material impresso ou digital.

•    Paisagismo e ambiente: desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças.

•    Edificação e construção: projetar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.

•    Luminotécnica: fazer o projeto de iluminação de grandes e pequenos espaços. Realizar a iluminação de eventos.

•    Restauro de edifícios: recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.

•    Urbanismo: planejar uma região, cidade ou bairro, criando o plano diretor e o zoneamento.