Confira as atividades realizadas pelo curso de Arquitetura e Urbanismo.

 

 

O curso de Arquitetura e Urbanismo na UniNorte

 

Focado em formar profissionais completos e capazes de atuar em todas as áreas, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UniNorte possui uma grade curricular que atende as necessidades do mercado. O ensino é voltado para os atributos artísticos dos alunos, no sentido de transformá-los em pessoas mais criativas. Obviamente, isso aumenta a qualidade de vida de quem futuramente se beneficiará dos serviços prestados por esses profissionais.

Assim, além do trabalho focado nas ciências humanas e exatas, o investimento em trabalhos externos, feiras culturais, mostras e programas sociais colabora (e muito) para proporcionar uma formação crítica mais apurada. Esse contato com o mundo fora da sala de aula transforma os alunos em pessoas aptas a resolverem problemas — que é a maior incumbência do arquiteto.

Corpo docente e grade curricular

Formado estritamente por doutores, mestres e especialistas ativos no mercado de trabalho, o corpo docente da UniNorte oferece contato com profissionais de diversas partes do Brasil e com experiências em todo o tipo de segmento dentro da Arquitetura.

A duração do curso é de 5 anos (10 semestres), com uma carga horária total de 3.600 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas. Supervisionados por professores, os trabalhos finais são realizados no último ano, aliados a matérias que dão o devido suporte para sua conclusão.

Infraestrutura e laboratórios

Instalado em uma região central, contando com vias de fácil acesso para todas as áreas, o curso de Arquitetura e Urbanismo na UniNorte funciona na Unidade 8, com infraestrutura dotada de laboratórios e salas de treinamentos.

Laboratórios de conforto ambiental

Equipado com computador, caixas de som, luxímetro, bússola, termômetro de bulbo e heliodon (aparelho que simula a posição do sol sobre os edifícios no decorrer do dia), o laboratório insere os alunos nas práticas envolvendo todos os aspectos do conforto ambiental.

Sala de plástica

Esse é um espaço específico para a fabricação de maquetes e modelos, equipado com instrumentos auxiliares que colaboram para a produção interna desse material.

Salas de prancheta

São 6 salas equipadas com pranchetas reclináveis e réguas paralelas para a elaboração dos trabalhos e a introdução dos conceitos de desenho a instrumento.

Laboratório de informática

O laboratório destinado ao curso de Arquitetura e Urbanismo na UniNorte oferece recursos computacionais específicos para a execução das atividades práticas exigidas pela grade curricular. É focado no aprendizado de AutoCAD e SketchUp, programas de domínio fundamental para o mercado de trabalho.

Ateliê

O ateliê de projetos é uma sala equipada com pranchetas para desenvolvimento de projetos de desenho e atividades complementares.

Apoio do Student Service

O aluno da UniNorte desde o início da graduação pode contar com o UniNorte Carreiras. Setor responsável por capacitar alunos para entrevistas, promover eventos de empregabilidade e auxiliar os estudantes em processos de estágio ou emprego.

O estudante que almeja ser um empreendedor pode contar com o apoio da Incubadora UniNorte Empreende. O espaço conta com mentoria para novos negócios, ecossistema empreendedor e incubação de projetos que podem ser empresas de sucesso.

Metodologia ativa

Para ajudar a moldar a postura profissional dos estudantes e criar uma cultura de questionamento e convívio social, a UniNorte está sempre produzindo mostras, exposições culturais e visitas técnicas que garantem experiências únicas aos alunos.

No caso específico do curso de Arquitetura, são frequentes as excursões a cidades em que a obra arquitetônica é conhecida, referência de mercado e usada como material de estudo em sala de aula. Visitas técnicas a construções, paisagens e empresas conceituadas na área também são corriqueiras. O objetivo é apresentar aos alunos como os conceitos apresentados em sala são aplicados no dia a dia.