Engenharia Civil

A área de atuação do Engenheiro Civil formado no UNINORTE é muito vasta, considerando as disciplinas oferecidas. Assim, o profissional aqui formado poderá supervisionar o desenvolvimento de pequenas e grandes obras, por meio de cálculos, operacionalização e manutenção de edificações e estruturas; tais como, residências e edifícios; rodovias, ferrovias, hidrovias e viadutos; portos e aeroportos. Além disso, pode ainda gerenciar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de obras, de modo a cumprir prazos e padrões de qualidade e segurança. Também poderá efetuar vistorias, perícias e avaliações emitindo laudos e pareceres técnicos. Para tanto, o profissional formado no UNINORTE atende as principais demandas do mercado, considerando que estão preparados para além das áreas de atuação comuns à Engenharia Civil.

 

O curso de Engenharia Civil está focado em desenvolver um profissional capaz de apresentar as habilidades mais cobiçadas e demandadas pelo mercado: técnica, gestão, visão estratégica e comunicação. Assim, prevê formar um profissional consultivo e integrado ao negócio, por meio de uma ampla e diversificada formação, para que esteja preparado para o modelo empresarial adotado ultimamente, que contempla a máxima produtividade com menor volume de recursos. Para tanto, os alunos recebem formação técnica que os possibilita desenvolver, aprimorar ou gerenciar, com competência, responsabilidade e ética, serviços de infraestrutura, transportes e habitação, considerando o contínuo avanço tecnológico e o desenvolvimento com sustentabilidade, para garantir qualidade de vida da população.

Duração:  05 anos

Coordenador (a): Alzira Miranda de Oliveira

 

Quais os diferenciais do curso de Engenharia Civil na UniNorte?

A UniNorte configura-se hoje como a maior rede universitária do Norte do Brasil e única multinacional da região. A instituição faz parte do grupo Laureate International, que possui outras 11 universidades e mais de 80 mil alunos espalhados pelo Brasil e 500 mil pelo mundo.

O sistema integrado da rede permite o contato com os melhores profissionais do Brasil por meio de aulas ministradas por videoconferência, além da facilidade de intercâmbio dos alunos entre os campus.

Particularidades curriculares

A grade do curso conta com aulas teóricas e práticas, por meio das quais os professores estimulam o contato com a profissão de forma bastante empírica.

Construções de estradas, implantação de redes de drenagens e outros tipos de obra fazem parte do dia a dia dos estudantes e funcionam como uma extensão da sala de aula. Sempre acompanhada por um professor, a turma participa ativamente de atividades que acontecem pela região.

Com o auxílio de um professor-tutor, os estudantes estão aptos a prestar consultorias de clientes reais, em que colocam em prática os ensinamentos da sala de aula.

Laboratórios

Com uma das melhores estruturas laboratoriais do Brasil voltados à área de Engenharia Civil, a UniNorte conta com mais de 10 laboratórios equipados com diversos instrumentos usados no mercado de trabalho.

Na oficina de hidráulica, por exemplo, é possível ter contato com um sistema simulador de condições reais do comportamento hidráulico, capaz de avaliar vazões, diferença de pressão e fluxo de carga. No espaço, os alunos também têm acesso a um tanque real com bombas e aparelhos de simulação para áreas de saneamento, o que contribui para a aquisição do conhecimento necessário para, futuramente, atuarem na região, que é rodeada por bacias hidrográficas.

Enquanto isso, o laboratório de química conta com o mais moderno cromatógrafo a gás — aparelho que colabora com a técnica de separação de componentes —, e o de mecânica de solos possui todos os elementos necessários para a prestação de consultorias.

Corpo docente

O corpo docente do curso de Engenharia Civil na UniNorte é formado, exclusivamente, por doutores e mestres. Grande parte dos profissionais possui sua própria empresa de consultoria, o que permite a boa interface entre teoria, realidade de mercado e prática de campo, com base na experiência dos professores.

Localização

Localizada em Manaus, a instituição não concentra alunos em uma só unidade. É possível cursar Engenharia Civil em vários câmpus espalhados pela cidade, o que facilita o acesso para pessoas de regiões distintas.

O curso pode ser encontrado em regiões centrais (Unidade 11) e na Cidade Nova (Unidade 20), além da mais recente unidade do Shopping Manaus Plaza, localizado em uma via de fácil acesso para todas as áreas da cidade.

O curso de Engenharia Civil está focado em sanar as dificuldades que ameaçam o mercado de construção, como por exemplo, a falta de mão-de-obra especializada e a velocidade de formação que o mercado exige. Assim, prevê formar um profissional com formação ampla e diversificada do conhecimento, que dará uma contribuição importante para a mudança da sociedade, através do desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias que contribuam com a realização dos serviços de infraestrutura, transportes e habitação visando a melhoria da qualidade de vida da população, exercendo a profissão de forma ética e responsável, atendendo ao contínuo avanço tecnológico e as exigências para um desenvolvimento com sustentabilidade.

Portaria: PORTARIA Nº 914, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2018 REC. RENOV. BACH ENG CIVIL

PeríodoCarga Horária
1° Período
Comunicação e Expressão60h
Desenho Técnico60h
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade60h
Fundamentos de Economia e Administração40h
Introdução À Engenharia60h
Segurança e Higiene do Trabalho40h
2° PeríodoCarga Horária
Cálculo Diferencial80h
Física Geral e Experimental60h
Geometria Analítica60h
Programação de Computadores60h
Química Geral e Experimental60h
3° PeríodoCarga Horária
Álgebra Linear60h
Cálculo Integral80h
Físico-Química60h
Metodologia da Pesquisa60h
Probabilidade e Estatística60h
Química Orgânica40h
4° PeríodoCarga Horária
Cálculo Numérico60h
Cálculo Vetorial80h
Ética e Cidadania60h
Fundamentos da Termodinâmica60h
Mecânica dos Sólidos60h
Tópicos Integradores I (Engenharia Civil)40h
5° PeríodoCarga Horária
Eletricidade e Magnetismo60h
Empreendedorismo60h
Equações Diferenciais60h
Fundamentos de Geologia40h
Fundamentos de Resistência dos Materiais40h
Hidrologia60h
Mecânica dos Fluídos60h
6° PeríodoCarga Horária
Arquitetura60h
Fundamentos de Topografia80h
Materiais de Construção para Concreto e Argamassa60h
Mecânica dos Solos60h
Resistência dos Materiais Aplicada60h
Responsabilidade Socioambiental60h
7° PeríodoCarga Horária
Construção Civil60h
Hidráulica Aplicada60h
Materiais de Construção60h
Mecânica dos Solos Aplicada40h
Tecnologia e Economia dos Transportes40h
Tópicos Integradores II (Engenharia Civil)40h
Topografia Aplicada60h
8° PeríodoCarga Horária
Concreto Armado60h
Estágio Supervisionado I (Engenharia Civil)60h
Estradas60h
Estruturas80h
Instalações Elétricas60h
Instalações Hidráulicas60h
Processos Construtivos60h
9° PeríodoCarga Horária
Estágio Supervisionado II (Engenharia Civil)60h
Estruturas em Concreto Armado60h
Fundações60h
Patologia das Estruturas40h
Projeto de Estradas40h
Teoria das Estruturas60h
Tópicos Integradores III (Engenharia Civil)40h
Trabalho de Conclusão de Curso I (Engenharia Civil)40h
10° PeríodoCarga Horária
Construções Especiais40h
Estágio Supervisionado III (Engenharia Civil)60h
Fundamentos da Engenharia Ambiental60h
Pontes60h
Saneamento80h
Trabalho de Conclusão de Curso II (Engenharia Civil)40h
Disciplinas OptativasCarga Horária
Língua Brasileira de Sinais – Libras (Disciplina Optativa)60h
Optativa I60h
Optativa II60h
Optativa III60h