Publicidade e Propaganda

O profissional de Publicidade e Propaganda pode atuar em agências de publicidade ou na área de marketing de empresas de vários ramos, ocupando cargos como de analista, coordenação, gerência ou direção. O Publicitário pode atuar também:

 

•    Atendimento: servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.

 

•    Criação: produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.

 

•    Gerência de produto: administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.

 

•    Marketing: planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.

 

•    Mídia: escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.

 

•    Pesquisa: obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.

 

•    Produção: fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.

 

A graduação em Publicidade e Propaganda da UniNorte é direcionada à formação do profissional que vai atuar nas diversas atividades que utilizam a publicidade como dispositivo de desenvolvimento de organizações e da sociedade.

O curso prepara o profissional para a elaboração de estratégias de comunicação, por meio do desenvolvimento das competências como planejamento, execução e administração de campanhas publicitárias e propagandísticas que vão envolver públicos, veículos e clientes. Disciplinas laboratoriais como fotografia, redação publicitária e desktop publishing, laboratório de rádio, TV e cinema e estratégia transmídia fornecem as técnicas de criação e produção.

Essa formação visa fortalecimento de uma marca ou empresa, comunicar produtos, ideias ou projetos, estudos de propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura comportamental, varejo, cultura digital, inovação e empreendedorismo.

 

 

Duração:  04 anos

Turnos oferecidos: Matutino e Noturno

Localização:

Coordenador (a): Edilene Mafra

Portaria Normativa

 

Edilene Mafra é doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), mestre em Ciências da Comunicação (UFAM), especialista em Comunicação Empresarial e Marketing (UNINORTE), graduada em Comunicação Social – Rádio e TV (UNINORTE) e Comunicação Social – Jornalismo (UFAM). É professora e coordenadora de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da UNINORTE; e professora substituta de Jornalismo na UFAM. É pesquisadora no GP Rádio e Mídia Sonora (INTERCOM) e na Rede FOLKCOM. Desenvolveu atividades como divulgadora de ciência e como gestora de equipes multidisciplinares de comunicação integrada (FAPEAM). Já atuou como repórter, apresentadora e produtora executiva de programas de televisão, além de locutora e produtora de rádio. Tem experiência na área de comunicação audiovisual, com domínio em produção e apresentação de programas de rádio e TV, além da formatação e implantação de projetos de programas para mídias eletrônicas e digitais. Tem textos publicados nos livros: Olhares Comunicacionais (Alexa Cultural e Edua, 2019); Migração do Rádio AM para o FM (Insular, 2018); Divulgação e Jornalismo Científico e Saúde em Ambiente na Amazônia (Edua, 2014); Brasil em números: dados para a pesquisa de comunicação e cultura em contextos regionais (Insular, 2014); e Enciclopédia Esportiva do Rádio Brasileiro (Insular, 2012). Foi vencedora nas premiações: Prêmio Petrobras de Jornalismo – Categoria Nacional – Reportagem Cultural de Rádio (PETROBRAS) – 2013; Prêmio de Jornalismo ‘Onça-Pintada’ – Categoria Radiojornalismo (SDS/AM) – 2013; II Prêmio de Jornalismo em Turismo ‘Comendador Marques dos Reis’ – Categoria Radiojornalismo – (PARATUR) – 2013; Prêmio Milton Cordeiro de Jornalismo I e II – Categoria Radiojornalismo (REDE AMAZÔNICA) – 2012 e 2013.

GRADE CURRICULAR PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2018

 

Curso:  PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Currículo:  2018

Ciclo: 1

Série: PRIMEIRO

Carga horária

Código

Disciplina

Semanal

Total

A82B066

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

3

66

J89D088

COMUNICAÇÃO

4

88

K80D066

ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

3

66

N19B066

INTRODUÇÃO A PUBLICIDADE E PROPAGANDA

3

66

K64D066

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

3

66

Disciplinas por série: 5

16

352

Série: SEGUNDO

Carga horária

Código

Disciplina

Semanal

Total

R96C066

COMUNICAÇÃO VISUAL

3

66

N20B066

CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA

3

66

D86C066

FUNDAMENTOS DE MARKETING

3

66

B62C088

METODOLOGIA CIENTÍFICA

4

88

K81D066

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA

3

66

Disciplinas por série: 5

16

352

Ciclo: 2

Série: TERCEIRO

Carga horária

Código

Disciplina

Semanal

Total

J67D088

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

4

88

K83D066

MÍDIA

3

66

D89C066

PESQUISA DE MERCADO

3

66

K84D066

PLANEJAMENTO DE MARKETING

3

66

K82D066

PLATAFORMAS GRÁFICA IMPRESSA

3

66

Disciplinas por série: 5

16

352

Ciclo: 3

Série: QUARTO

Carga horária

Código

Disciplina

Semanal

Total

Z24B088

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

4

88

V11A066

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA

3

66

K86D066

PESQUISA EM  COMUNICAÇÃO

3

66

K85D066

PLATAFORMAS GRÁFICA DIGITAL

3

66

K87D066

PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA ÁUDIO

3

66

Disciplinas por série: 5

16

352

Ciclo: 4

Série: QUINTO

Carga horária

Código

Disciplina

Semanal

Total

Z25B088

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

4

88

R34D066

OPTATIVA – TRILHA I

3

66

K88D066

PLANEJAMENTO E ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR

3

66

K89D066

PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA AUDIOVISUAL

3

66

Disciplinas por série: 4

13

286

Ciclo: 5

Série: SEXTO

Carga horária

Código

Disciplina

Semanal

Total

R39D066

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM PP I

3

66

Q35B066

OPTATIVA

3

66

R35D066

OPTATIVA – TRILHA 2

3

66

J73B066

PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING

3

66

Disciplinas por série: 4

12

264

Ciclo: 6

Série: SÉTIMO

Carga horária

Código

Disciplina

Semanal

Total

R40D066

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM PP II

3

66

K90D066

PLANEJAMENTO DE MÍDIA

3

66

K91D066

TÓPICOS AVANÇADOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA I

3

66

DCS0082

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

3

66

Disciplinas por série: 4

12

264

Ciclo: 7

Série: OITAVO

Carga horária

Código

Disciplina

Semanal

Total

DCS0084

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

7

150

K92D066

TÓPICOS AVANÇADOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA II

3

66

DCS0083

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

3

66

Disciplinas por série: 3

13

282

Qtde total disciplinas: 35

C.H. Total em Disciplinas:

2504

Atividades Complementares:

240

C.H. Total do Curso:

2744

GRADE CURRICULAR PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2018

 

O Bacharelado em Publicidade e Propaganda é direcionado para quem deseja se consolidar como um profissional criativo e estratégico, sempre com foco em soluções e em resultados. Há, além disso, uma preocupação com uma formação baseada em princípios éticos e humanistas ao esforço em prol da empregabilidade do estudante, dando destaque às responsabilidades sociais do futuro profissional como produtor de informações e, consequentemente, como influenciador de coletividades e promotor de mudanças de hábitos e atitudes das pessoas.

Confira: Guia de Curso- Bacharelado em Publicidade e Propaganda