Publicidade e Propaganda

O profissional de Publicidade e Propaganda pode atuar em agências de publicidade ou na área de marketing de empresas de vários ramos, ocupando cargos como de analista, coordenação, gerência ou direção. O Publicitário pode atuar também:

 

•    Atendimento: servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.

 

•    Criação: produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.

 

•    Gerência de produto: administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.

 

•    Marketing: planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.

 

•    Mídia: escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.

 

•    Pesquisa: obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.

 

•    Produção: fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.

 

A graduação em Publicidade e Propaganda da UniNorte é direcionada à formação do profissional que vai atuar nas diversas atividades que utilizam a publicidade como dispositivo de desenvolvimento de organizações e da sociedade.

O curso prepara o profissional para a elaboração de estratégias de comunicação, por meio do desenvolvimento das competências como planejamento, execução e administração de campanhas publicitárias e propagandísticas que vão envolver públicos, veículos e clientes. Disciplinas laboratoriais como fotografia, redação publicitária e desktop publishing, laboratório de rádio, TV e cinema e estratégia transmídia fornecem as técnicas de criação e produção.

Essa formação visa fortalecimento de uma marca ou empresa, comunicar produtos, ideias ou projetos, estudos de propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura comportamental, varejo, cultura digital, inovação e empreendedorismo.

 

 

Duração:  04 anos

Turnos oferecidos: Matutino e Noturno

Localização:

Coordenador (a): Edilene Mafra

Portaria Normativa

 

Edilene Mafra é doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), mestre em Ciências da Comunicação (UFAM), especialista em Comunicação Empresarial e Marketing (UNINORTE), graduada em Comunicação Social – Rádio e TV (UNINORTE) e Comunicação Social – Jornalismo (UFAM). É professora e coordenadora de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da UNINORTE; e professora substituta de Jornalismo na UFAM. É pesquisadora no GP Rádio e Mídia Sonora (INTERCOM) e na Rede FOLKCOM. Desenvolveu atividades como divulgadora de ciência e como gestora de equipes multidisciplinares de comunicação integrada (FAPEAM). Já atuou como repórter, apresentadora e produtora executiva de programas de televisão, além de locutora e produtora de rádio. Tem experiência na área de comunicação audiovisual, com domínio em produção e apresentação de programas de rádio e TV, além da formatação e implantação de projetos de programas para mídias eletrônicas e digitais. Tem textos publicados nos livros: Olhares Comunicacionais (Alexa Cultural e Edua, 2019); Migração do Rádio AM para o FM (Insular, 2018); Divulgação e Jornalismo Científico e Saúde em Ambiente na Amazônia (Edua, 2014); Brasil em números: dados para a pesquisa de comunicação e cultura em contextos regionais (Insular, 2014); e Enciclopédia Esportiva do Rádio Brasileiro (Insular, 2012). Foi vencedora nas premiações: Prêmio Petrobras de Jornalismo – Categoria Nacional – Reportagem Cultural de Rádio (PETROBRAS) – 2013; Prêmio de Jornalismo ‘Onça-Pintada’ – Categoria Radiojornalismo (SDS/AM) – 2013; II Prêmio de Jornalismo em Turismo ‘Comendador Marques dos Reis’ – Categoria Radiojornalismo – (PARATUR) – 2013; Prêmio Milton Cordeiro de Jornalismo I e II – Categoria Radiojornalismo (REDE AMAZÔNICA) – 2012 e 2013.

1° PeríodoCarga Horária
Antropologia e Cultura60h
Comunicação e Expressão60h
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade60h
Informática60h
Sociologia60h
Teorias da Comunicação60h
2° Período
Economia e Gestão60h
Fundamentos da Língua Portuguesa60h
Historia da Arte60h
Introdução À Publicidade e Propaganda60h
Psicologia40h
Teoria da Imagem60h
3° Período
Fundamentos de Redação Publicitária60h
Língua Portuguesa Aplicada60h
Marketing60h
Metodologia da Pesquisa60h
Técnicas de Comunicação Dirigida60h
Tópicos Integradores I (Publicidade e Propaganda)40h
4° Período
Criação Publicitária60h
Direção de Arte60h
Ética e Cidadania60h
Gestão de Marcas e Produtos60h
Linguagem Fotográfica60h
Semiótica60h
5° Período
Atendimento Publicitário60h
Comportamento do Consumidor60h
Empreendedorismo60h
Fotopublicidade60h
Mídia60h
Tópicos Integradores II (Publicidade e Propaganda)40h
6° Período
Produção Gráfica60h
Produção Publicitária em Rádio60h
Promoção de Vendas e Merchandising60h
Realidade Sócio Econômica e Política Brasileira60h
Redação Publicitária Avançada60h
Responsabilidade Socioambiental60h
7° Período
Agência Laboratório60h
Comunicação e Hipermídia60h
Pesquisa de Mercado60h
Planejamento de Campanha60h
Produção Publicitária em Tv e Cinema60h
Projetos Experimental em Publicidade e Propaganda I120h
Tópicos Integradores III (Publicidade e Propaganda)40h
8° Período
Legislação e Ética em Publicidade e Propaganda60h
Novas Tecnologias em Comunicação60h
Projetos Experimental em Publicidade e Propaganda II180h
Tópicos Integradores IV (Publicidade e Propaganda)40h
Disciplinas Optativas
Língua Brasileira de Sinais – Libras (Disciplina Optativa)60h
Optativa I60h
Optativa II60h
Optativa III60h