Tecnologia em Design Gráfico

O Tecnólogo em Design Gráfico estará preparado para atuar em:

 

•    Empresas de jornalismo, Revistas, Periódicos Especializados: atuando como diagramador e editoração eletrônica, Diretor de Artes gráficas e Finalizador de artes gráficas.

 

•    Escritórios de design, Empresas de Sinalização e Gráficas de pequeno, médio e grande porte: atuando como Diretor de Artes Gráficas e Finalizador de Artes Gráficas.

 

•    Produtoras de vídeo, Agências de Propaganda, Escritórios de Desenvolvimento Web e Núcleos de Criatividade: animador Gráfico, Editor Júnior, Diretor de Artes Gráficas, Finalizador de Artes Gráficas e Diagramador.

 

•    Estúdios fotográficos: finalizador de Artes Gráficas e Fotografia Digital.

 

•    Desenho industrial: desenhar automóveis, máquinas e equipamentos industriais.

 

•    Design digital: projetar e desenvolver interface para mídias digitais, como páginas para a internet.

 

•    Design de embalagens: projetar embalagens adequadas aos produtos, considerando o apelo visual.

 

•    Design gráfico: criar e reformular o aspecto visual e gráfico de publicações impressas, como jornais, revistas, livros e folhetos.

 

•    Programação visual: criar logotipos e marcas para produtos e serviços. produzir vinhetas para a TV e peças de publicidade.

 

•    Projeto de produto: desenhar objetos, móveis e utensílios para produção em escala industrial, definindo aspectos estéticos e funcionais. pesquisar e desenvolver materiais e tecnologias de fabricação.

 

•    Gestão de produto: gerenciar linhas de produtos em grandes fabricantes.

 

•    Animação: elaborar projetos de animação em 2D e 3D para publicidade e games, entre outros, desenvolvendo argumentos e roteiros. Atuar na direção de arte, desenho e design de personagem.

 

O profissional formado no curso de Tecnologia em Design Gráfico receberá a titulação de Tecnólogo em Design Gráfico e terá competências para atuar tanto na área de design gráfico quanto na área de design digital e poderá continuar os estudos em cursos de pós-graduação (lato sensu e strictu senso) normalmente ao término do curso.

O perfil desejado desse egresso é o tecnólogo capaz de produzir projetos que envolvam sistemas de informações visuais, artísticas, culturais e tecnológicas de forma contextualizada e observando o ajustamento histórico e os traços culturais e de desenvolvimento das comunidades onde está inserido.

Duração:  02 anos

Turnos oferecidos: Matutino e Noturno

Localização: Unidade 6

Coordenador (a): Edilene Mafra

Portaria Normativa

Edilene Mafra é doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), mestre em Ciências da Comunicação (UFAM), especialista em Comunicação Empresarial e Marketing (UNINORTE), graduada em Comunicação Social – Rádio e TV (UNINORTE) e Comunicação Social – Jornalismo (UFAM). É professora e coordenadora de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da UNINORTE; e professora substituta de Jornalismo na UFAM. É pesquisadora no GP Rádio e Mídia Sonora (INTERCOM) e na Rede FOLKCOM. Desenvolveu atividades como divulgadora de ciência e como gestora de equipes multidisciplinares de comunicação integrada (FAPEAM). Já atuou como repórter, apresentadora e produtora executiva de programas de televisão, além de locutora e produtora de rádio. Tem experiência na área de comunicação audiovisual, com domínio em produção e apresentação de programas de rádio e TV, além da formatação e implantação de projetos de programas para mídias eletrônicas e digitais. Tem textos publicados nos livros: Olhares Comunicacionais (Alexa Cultural e Edua, 2019); Migração do Rádio AM para o FM (Insular, 2018); Divulgação e Jornalismo Científico e Saúde em Ambiente na Amazônia (Edua, 2014); Brasil em números: dados para a pesquisa de comunicação e cultura em contextos regionais (Insular, 2014); e Enciclopédia Esportiva do Rádio Brasileiro (Insular, 2012). Foi vencedora nas premiações: Prêmio Petrobras de Jornalismo – Categoria Nacional – Reportagem Cultural de Rádio (PETROBRAS) – 2013; Prêmio de Jornalismo ‘Onça-Pintada’ – Categoria Radiojornalismo (SDS/AM) – 2013; II Prêmio de Jornalismo em Turismo ‘Comendador Marques dos Reis’ – Categoria Radiojornalismo – (PARATUR) – 2013; Prêmio Milton Cordeiro de Jornalismo I e II – Categoria Radiojornalismo (REDE AMAZÔNICA) – 2012 e 2013.

PeríodoCarga Horária
1° Período
Branding – Sistemas de Identidade Visual66h
Computação Gráfica66h
Comunicação88h
Desenho e Expressão Gráfica66h
História do Design66h
2° Período
Design Editorial66h
Estética e História da Arte88h
Fotografia66h
Projeto Interdisciplinar – Impresso66h
Tecnologia Gráfica66h
Tipografia66h
3° Período
Desafios Contemporâneos88h
Design Digital66h
Design em Movimento66h
Design Gráfico: Regionalismos66h
Projeto Interdisciplinar – Temas Transversais88h
Semiótica Aplicada Ao Design Gráfico66h
4° Período
Design Contemporâneo66h
Design e Sustentabilidade44h
Gestão de Projetos em Design Gráfico66h
Planejamento e Gestão Estratégica66h
Projeto Interdisciplinar – Ecodesign88h
Disciplinas Optativas
Optativa66h