Perspectiva do mercado

Você deve estar se perguntando: por que faria o curso de Direito? E pensar: o mercado já tem profissionais suficientes para atender a demanda em meu Estado.

Sinto muito, mas está enganado. Para a atuação na área jurídica o mercado faz uma seleção natural, baseada no mérito e na excelência.

Entenda um pouco o curso.

O curso de Bacharelado em Direito é um curso de graduação de longa duração. É uma das graduações mais antigas do país. As duas primeiras faculdades de direito surgiram em 1827, uma em Olinda e outra em São Paulo.  A atuação para o Bacharel em Direito pode seguir muitos caminhos. Com a ampliação das universidades particulares na década de 1990, a OAB determinou que, a partir de 1994, todos os alunos deveriam ser aprovados no Exame da Ordem para conquistar o direito de advogar. Desde 2010 a prova foi unificada em todo o país.

A prova da OAB é realizada em duas fases: uma contemplando assuntos gerais de direito e a outra com conhecimentos mais específicos, quando o candidato escolhe entre Direito Administrativo, Civil, Constitucional, Empresarial, Penal, Tributário ou do Trabalho. Ao conseguir a graduação, submetendo-se e superando o Exame de Ordem, pode o bacharel, advogar. Com a inscrição e registro na OAB, poderá atuar na advocacia privada, assim como na Advocacia Pública, como, por exemplo, nas Procuradorias Federais, como da Fazenda Pública e a Advocacia Geral da União; de uma autarquia, ou de uma Empresa Pública, verbi gratia, a Caixa Econômica Federal ou em uma sociedade de economia mista, a título de ilustração, Banco do Brasil; até mesmo, na admirável labuta de defesa aos necessitados, como Defensor Público, do Estado ou da União.

A carreira de bacharel não se resume, porém, à advocacia, essa é uma opção, entre outras. Pode-se, durante o curso, delinear um plano de carreira, para atuar, em todas as esferas da federação, como, por exemplo, a Magistratura, o Ministério Público, Assessoria e Consultoria, tanto pública, como privada, o Tabelionato Registral e Notarial, como tabelião ou auxiliar; Perícia, ou tornar-se um oficial de justiça ou contador judicial. Ainda seguir no Poder Executivo, escolhendo ser um Delegado de Polícia. Pode, também, trabalhar em todo tipo de repartição pública da Administração Pública ou no Poder Legislativo. Por fim, de modo isolado ou, em conjunto, com as carreiras acima citadas, poderá dedicar-se ao magistério e à pesquisa e cumprir seu dever com a educação e a ciência para a grandeza de nosso país.

Estrutura da UniNorte

O curso de Direito da UniNorte está localizado em um campus amplo, com 3 prédios exclusivamente dedicados à especialidade. Tais edifícios oferecem uma variedade de espaços e serviços, dentre os quais se destacam:

  • serviço administrativo;
  • núcleo de práticas jurídicas;
  • salas de aula e de estudo;
  • biblioteca;
  • coordenação do curso;
  • sala de apoio;
  • auditório;
  • cantina com 2 lanchonetes;
  • laboratórios de informática;
  • vagas de estacionamento.

Diferenciais da instituição

De acordo com levantamento do MEC, a UniNorte tem nota máxima no curso de Direito. Além disso, o Centro Universitário do Norte estimula o aluno a buscar boas oportunidades no mercado de trabalho, incentivando até experiências internacionais por meio de programas institucionais específicos — como o UniNorte Carreiras e o International Office. Esse suporte é essencial para a formação de profissionais de destaque.