As áreas de atuação desse profissional
Os campos de atuação do técnico em Serviços Judiciais ainda é um pouco restrito. Basicamente, suas funções são voltadas para escritórios e empresas que tomam decisões administrativas e judiciárias. Uma de suas funções é trabalhar como uma espécie de braço direito dos advogados nos seguintes setores:
- departamentos administrativos empresariais, organizações e repartições públicas;
- cartórios judiciais e extrajudiciais;
- tribunais arbitrais;
- diversos setores que trabalham em âmbito jurídico.
Essa, no entanto, ainda não é uma área sindicalizada. Por isso, não existe (ao menos por enquanto) a obrigatoriedade de estágios em tribunais ou obrigações contratuais previstas nos editais do governo.
O perfil dos alunos do curso
O perfil do aluno que cursa Serviços Judiciais é bem variado. Entre os mais jovens se destacam estudantes recentemente saídos do Ensino Médio que, como dissemos agora há pouco, pretendem prestar um concurso público ou buscam a transferência para o curso tradicional de Direito. Entre os mais velhos estão profissionais que já atuam direta ou indiretamente na área, mas que precisam de um curso de graduação mais específico para alavancar a carreira e conseguir uma melhoria salarial.
Como exemplo, podemos citar um funcionário do Tribunal de Justiça que não tem uma graduação, concursado por prova de nível médio. A partir do momento da conclusão de um curso superior, esse profissional recebe uma bonificação. Por se tratar de um curso que abrange as áreas de atuação desse concursado e que dura a metade do tempo de uma formação superior tradicional, o curso técnico em Serviços Judiciais é a opção perfeita.
O curso de Serviços Judiciais na UniNorte
O técnico em Serviços Judiciais é considerado um curso de curta duração. Ministrado em todos os 3 turnos, a expectativa de conclusão na UniNorte é de 2 anos. O corpo docente é completamente composto por mestres e especialistas com grande presença no mercado e atuação na área jurídica.
Grade curricular
A grade curricular do curso foi devidamente planejada para oferecer aos alunos a melhor experiência possível nos campos jurídicos. No primeiro ciclo são ministrados conteúdos referentes a Comunicação, Direito Penal, Direito Civil, Antropologia, Teorias da Constituição e Teoria do Processo.
Já no segundo ciclo são ofertados conteúdos voltados para o Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito Processual, Atividade Notarial e Registral, além de matérias optativas e projetos de integração.
A carga horária total do curso é de 1.672 horas, acrescidas de 100 horas de atividades complementares obrigatórias.
Estágio e inserção no mercado
Mesmo não existindo a obrigatoriedade de estágios para essa modalidade, é de extrema importância que o aluno tenha contato com as rotinas dos departamentos jurídicos e administrativos, além de vivenciar experiências de relacionamento com advogados e gestores públicos.
Por se preocupar bastante com o destino dos alunos, a UniNorte trabalha de forma a facilitar a inserção desses profissionais no mercado por meio de parcerias com empresas em Manaus. Além disso, por pertencer ao grupo internacional Laureate, com centros universitários espalhados em todo o país, a UniNorte oferece contato com profissionais renomados de todo o Brasil por meio de palestras e aulas.
O intercâmbio entre unidades também é uma prática comum na universidade, proporcionando experiências empíricas que agregam muito valor à formação profissional dos estudantes.
Sendo assim, o técnico em Serviços Judiciais formado pela UniNorte vai para o mercado preparado para se destacar em concursos públicos e exercer a profissão de forma brilhante na área forense de sua escolha.