O jornalista pode atuar como analista de comunicação; jornalista e suas várias funções dentro dos veículos mantidos por órgãos governamentais; como assessor de comunicação ou assessor de imprensa. Também pode atuar no Setor Privado, tanto em empresas Nacionais e Multinacionais, organismos internacionais, entidades de classe, Institutos de Pesquisa, institutos de opinião pública, meios de comunicação (rádio, TV, internet, jornal, revista), consultoria, entidades filantrópicas, organizações não-governamentais.

O Jornalista pode ainda atuar como empresário, empreendedor, pesquisador e professor. Veja alguns setores e funções onde esse profissional pode trabalhar:

 

•    Comunicação digital multimídia: criar, montar, implantar e cuidar da manutenção de websites, intranets e extranets. Redigir e editar boletins e revistas eletrônicas. Administrar conteúdos na internet.

 

•    Comunicação empresarial: promover o contato entre determinada organização com a imprensa e outros públicos-alvo, como funcionários, fornecedores, clientes, governo, entidades, a fim de divulgar o nome da empresa, seus valores e produtos.

 

•    Edição: definir o enfoque e o tamanho da reportagem e escrever o texto final. em veículos impressos e na internet, selecionar fotos e ilustrações que serão usadas. Em rádio e TV, combinar imagens e/ou sons numa mesma festa para dar forma fnal a documentários e noticiários.

 

•    Fotojornalismo: fotografar cenas reais, pessoas e acontecimentos para reportagens em jornais, revistas ou internet.

 

•    Reportagem: coletar informações e redigir textos para divulgação em rádio, televisão, jornais, revistas ou internet.