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Turismo

Capazes de atuar eficazmente no mercado com base na competência profissional, com uma formação humanística e visão global; capazes ainda de atuarem no planejamento e na gestão de empresas turísticas, além de desenvolverem atividades específicas da prática profissional, em sintonia com demandas mundiais, nacionais e regionais. O turismólogo deve também ser capaz de internalizar valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional e desenvolver aptidões relacionadas à vocação para a profissão através de conhecimentos técnicos apropriados a uma formação qualificada para a área e o nível almejado.

 

 

Duração: 03 anos

Turnos oferecidos: Noturno

Coordenador (a):  Helen Rita Menezes Coutinho

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GRADE CURRICULAR TURISMO 2015

GRADE CURRICULAR TURISMO 2016

GRADE CURRICULAR 2016

Código – Disciplina Carga horária Total:
Série: PRIMEIRO 320
A62C080 – INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 80
B42C040 – INTRODUÇÃO À ECONOMIA 40
B65C040 – METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
Z22B080 – DISCIPLINA INSTITUCIONAL I 80
DTU0045 – TEORIA GERAL DO TURISMO 80
Série: SEGUNDO 400
Z21B080 – DISCIPLINA INSTITUCIONAL II 80
B28C040 – ESTATÍSTICA 40
N36B040 – FUNDAMENTOS DE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA 40
B38C080 – INGLÊS I 80
D77C080 – PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS 80
DTU0020 – SISTEMA TURÍSTICO 80
Série: TERCEIRO 400
 Z23B080 – DISCIPLINA INSTITUCIONAL III 80
 N37B040 – CONTABILIDADE BÁSICA 40
 N45B040 – FUNDAMENTOS DE GEOGRAFIA DO TURISMO E DA AMAZÔNIA 40
 B39C080 – INGLÊS II 80
N39B080 – PRODUTOS, SERVIÇOS E GESTÃO DE AGÊNCIAS DE VIAGENS 80
N40B080 – SISTEMA DE TRANSPORTES 80
Série: QUARTO 320
 Z24B080 – DISCIPLINA INSTITUCIONAL IV 80
 K31C040 – LAZER E ENTRETENIMENTO 40
 H05C040 – NOÇÕES DE DIREITO E LEGISLAÇÃO TURÍSTICA 40
 N54B080 – PATRIMÔNIO TURÍSTICO CULTURAL 80
 N53B040 – PSICOLOGIA E ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES TURÍSTICAS 40
Z62B040 – SUSTENTABILIDADE APLICADA AO TURISMO 40
Série: QUINTO 400
H09C080 – DISCIPLINA INSTITUCIONAL V 80
 N51B040 – FUNDAMENTOS DE ALIMENTOS E BEBIDAS 40
 DMK0008 – MARKETING TURÍSTICO 80
 N46B080 – MEIOS DE HOSPEDAGEM URBANOS 80
 Z63B040 – METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA AO TURISMO 40
N48B080 – POLÍTICAS PÚBLICAS E PLANEJAMENTO TURÍSTICO 80
Série: SEXTO 460
 Z25B080 – DISCIPLINA INSTITUCIONAL VI 80
 DTU0060 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO 180
 Z65B040 – GESTÃO DE PROJETOS TURÍSTICOS 40
 DTU0056 – INVENTÁRIO TURÍSTICO 80
 DTU0059 – OPTATIVA 40
 Z64B040 – TURISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL 40
C.H. Total em Disciplinas: 2.300 
Atividades Complementares: 100 
Disiciplinas Optativas:

Q62B040 – DIREITO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO
Z95N040 – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS

Disciplinas Institucionais:

DISCIPLINA INSTITUCIONAL I Z22B080 TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DISCIPLINA INSTITUCIONAL II Z21B080 COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL
DISCIPLINA INSTITUCIONAL III Z23B080 ANTROPOLOGIA E CULTURA
DISCIPLINA INSTITUCIONAL IV Z24B080 DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
DISCIPLINA INSTITUCIONAL V H09C080 EMPREENDEDORISMO
DISCIPLINA INSTITUCIONAL VI Z25B080 DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

  • ·         Agência de Viagens: Organizar roteiros turísticos e eco turísticos e apresentá-los aos clientes, informando-os sobre meios de transporte, opções de hospedagem e atrações dos locais que serão visitados. Emitir passagens, reservar vaga em hotéis, restaurantes e espetáculos.
  • ·         Ecoturismo: Organizar roteiros ecológicos.
  • ·         Eventos: Organizar, desenvolver e apresentar eventos tanto de negócios quanto de entretenimento.
  • ·         Hotelaria: Administrar hotéis e supervisionar os serviços oferecidos aos hóspedes. Negociar com fornecedores de mantimentos. Auxiliar no planejamento da montagem e na organização de novos empreendimentos hoteleiros.
  • ·         Marketing: Desenvolver análises de mercado, buscando estratégias para satisfazer as necessidades dos clientes, mantê-los féis e captar novos. Criar projetos de divulgação de um município, um estado, uma região, uma propriedade ou um produto, de modo a atrair visitantes e investimentos.
  • ·         Planejamento: Identificar o potencial turístico e elaborar estratégias de exploração nesse segmento em um município, estado ou região. Analisar o impacto do turismo sobre o meio ambiente e a cultura local, estimular a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da atividade.
  • ·         Transporte: Atuar na coordenação e supervisão de serviços de empresas aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias.
  • ·         Turismo de Negócios: Organizar viagens e eventos para profissionais, como congressos, feiras e convenções.