UniNorte, Pitang e Semsa lançam ferramenta de atendimento remoto em saúde

  • Compartilhar
Quarta-feira, 19 de Agosto de 2020 às 09h42

‘Atende em Casa’ levará assistência a pacientes por meio da telemedicina, evitando a sobrecarga do sistema de saúde

Para fortalecer o atendimento em saúde à população durante a pandemia, a UniNorte – Centro Universitário do Norte, a Pitang Agile IT e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) lançam, nesta terça-feira (18), o aplicativo ‘Atende em Casa’. O app vai prestar orientações e recomendações a distância para pacientes com suspeita das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), em especial da Covid-19. A ferramenta pode ser acessada no link https://manaus-atendeemcasa.web.app/login.

O ‘Atende em Casa’ foi desenvolvido pelo consórcio das empresas Pitang Agile IT, Sunrise, Brainy Resolution e Fábrica de Negócios, com infraestrutura do Google Cloud, por meio de investimento do grupo Ser Educacional, mantenedor da UniNorte. O sistema já ultrapassou a marca de 100 mil atendimentos em mais de 175 municípios em todo o Brasil.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, afirma que a plataforma é importante mesmo com a retomada gradual da rotina. “O Atende em Casa garante o atendimento de forma efetiva, oportuna e com qualidade, expandindo o acesso dos usuários aos serviços de saúde”, disse o secretário.

De acordo com Claudio Castro, sócio da Pitang Agile IT, uma das desenvolvedoras do Atende em Casa, o sistema foi pensado como contribuição em um momento tão delicado da pandemia pelo coronavírus. “Como especialistas em tecnologia, precisávamos usar o nosso conhecimento para ajudar a população. Avaliar, a distância, casos e orientar aqueles que precisavam ou não se deslocar até os hospitais ajuda a evitar uma superlotação nas unidades de atendimento e, consequentemente, a oportunidade de atendimento para aqueles casos que, de fato, precisam de atendimento médico”, explica.

O serviço vai substituir o chat da Semsa e será disponibilizado no endereço covid19.manaus.am.gov.br. Nele, o usuário, deverá clicar no banner ‘Atende em Casa’ e informar dados de identificação pessoal e estado de saúde. Uma equipe multiprofissional estará a postos para realizar o atendimento por vídeo chamada dos casos que houver necessidade de um acompanhamento mais próximo. De acordo com Magaldi, os operadores realizam treinamento contínuo com atualização dinâmica das informações, em um programa de educação permanente.

Para a reitora da UniNorte, Nilzete Santiago, a parceria com a Semsa reafirma o compromisso da instituição de ensino com a sociedade amazonense. “Por meio desse aplicativo, a UniNorte contribui mais uma vez na prevenção e cuidado da saúde da população do Estado, ajudando a ampliar serviços que já são oferecidos pelos órgãos de saúde. Estamos aqui para somar esforços e auxiliar no que for preciso”, declarou a reitora.

Ações

Desde o início da pandemia, a UniNorte tem investido em ações solidárias para ajudar na prevenção e combate ao coronavírus. Em março, produziu, em laboratório, 250 litros de álcool em gel, que foram distribuídos para casas de idosos na capital. Também doou mais de 3,7 mil itens entre alimentos, ração para animais, fraldas e kits de higiene arrecadados na campanha ‘Trote Legal’ para instituições solidárias de Manaus.

A instituição abriu seus laboratórios de simulação realística para o treinamento de mais de 700 profissionais de saúde da linha de frente do atendimento a pacientes com Covid-19. Por meio do projeto ‘Mãos Limpas’, instalou lavatórios públicos em comunidades indígenas de Manaus, além de doar 1,5 tonelada de alimentos para essa população. A UniNorte também está produzindo 1.200 máscaras face shields para doar aos profissionais da rede municipal de saúde.