15 dicas para transformar sua ideia em um negócio

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Terça-feira, 06 de dezembro de 2016 às 18h59

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Meu nome é Olinda Marinho, sou professora e coordeno projetos como o Centro de Empreendedorismo da UniNorte. Muita gente chega aqui na incubadora UniNorte Empreende com várias ideias legais que podem ser transformadas em bons negócios, mas não fazem ideia de onde começar. Ao longo dos meus anos de experiência, vi pequenas empresas com grandes potenciais declararem falência por não terem seguido passos básicos para construir e administrar seus negócios.

Não basta apenas ter a ideia. É necessário avaliar tudo ao seu redor para tirá-la do papel e tocá-la. Esse é um dos princípios básicos que tornam o empreendedorismo uma arte prazerosa e emocionante.

A pedido de algumas pessoas, resolvi escrever aqui dicas sobre como transformar o seu sonho, sua ideia ou seu projeto em um negócio. Sabemos que não existe uma receita ou fórmula para isso, mas com algumas informações você pode alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos, além do retorno financeiro, claro.

Por onde começar?

A ideia você já deve ter, então vamos começar por aí. Tem algo que eu gostaria de compartilhar que faz total diferença na hora de dar início a um projeto e se chama determinação. Às vezes a falta de força de vontade, determinação, foco e coragem para superar os obstáculos tornam alguns sonhos mais distantes de serem realizados. A falta de grana também acaba assustando quem pretende ser um empreendedor, mas calma, aqui você vai ver que com um planejamento adequado você tem grandes chances de ter êxito no seu negócio.

 

1° Identifique uma necessidade real de um grupo de pessoas (Foco no problema).

Veja se a sua ideia poderia ser a solução para algum tipo de problema no meio em que você vive. Caso ainda não tenha uma ideia, observe ao seu redor e tente identificar alguma necessidade que precise de uma solução.

Exemplo: o transporte ribeirinho no Amazonas. As comunidades precisam se deslocar para outros municípios a trabalho, estudo ou lazer e não tem um transporte que simplifique suas vidas e que seja barato.

2° Certifique-se da urgência, intensidade e frequência da necessidade.

Parta de algo simples de ser observado como, por exemplo, o quanto a falta de transporte fluvial incomoda os ribeirinhos. Veja se ocorre com frequência, se provoca irritação e gastos a mais entre outras coisas. Pense o quanto uma solução valeria a pena; a urgência de ter o transporte no tempo certo; e soluções concorrentes existentes.

Note que quanto mais difícil for resolver o problema, mais sua solução valerá. Para isso é necessário descobrir a melhor forma de monetizar seu projeto.

3° Pesquise e descubra como suprir essa necessidade com algo simples de ser comunicado e com uma percepção de benefício enorme por um preço acessível e cômodo. 

A sua oferta deve ser irresistível. Usando o exemplo anterior, seria interessante fazer parcerias com barqueiros, canoeiros e catraieiros para que o transporte pudesse estar na porta do cliente ou no porto mais próximo com um valor acessível.

4° Elabore um modelo de negócio.

Um modelo de negócio pode ser feito usando o Canvas, ferramenta usada para descrever a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização. Ele apresenta todas as áreas do negócio e permite, em 9 janelas, que você tenha uma visão geral e faça as adequações necessárias para seu projeto. Ele funciona como uma guia para manter o foco e partir para a ação.

5° Crie a identidade visual do seu negócio.

É importante procurar profissionais especializados na criação de marcas e slogans. Sua marca deve ser atrativa e que de preferência seja associada com a atividade de sua empresa. O slogan deve ser marcante, curto e fácil de lembrar.

Tem que ser algo fácil de ler, falar e escrever. Exemplo: “Chegue já! Canoeiros a jato”.

6° Atraia a atenção de todo mundo que lhe interesse e até quem não interesse.

Provoque a curiosidade das pessoas. Faça uma experiência de convidar algumas pessoas para utilizar seus serviços com ofertas irrecusáveis. Exemplo: “Chegue a jato em seu destino com retorno garantido a partir de R$ 10,00 e a forma de pagamento é você quem decide”.

7° Faça descontos e “combos”.

Crie ações promocionais que chamem a atenção do público. “Viagens de ida e volta por apenas R$ 10,00. A cada 10 viagens, uma é grátis”.

8° Conheça e analise a concorrência.  

Descubra quem são seus potenciais concorrentes, estude suas ações e tente entender seus propósitos. Identifique também sua proposta de valor e se estão adequadas às necessidades do momento.

9° Converse com seus potenciais clientes para descobrir o que mais eles gostariam de ter. Questione.

Converse com seu público em potencial para saber quais outros serviços poderiam ser oferecidos. Eles irão lhe dar um direcionando do que fazer a mais em seu negócio.

10° Implemente no seu negócio o que você prometeu e os clientes pediram.

Baseado nas conversas ou pesquisas com seus clientes, comece a implantar de teste algumas das sugestões dadas para ver se dá certo. Conforme você perceba que há uma grande aceitação, amplie a ideia.

11° Conceda benefício para quem for cliente fiel e esteja aberto a sugestões deles.

Uma opção é criar categorias para os clientes que mais usam seus serviços e dar ofertas exclusivas como forma de fidelizá-los. Eles verão seu negócio de forma diferente e poderão se tornar defensores da sua marca. Pesquisas são sempre bem-vindas para medir o nível de satisfação e ouvir os clientes.

12° Pense em ampliar o seu negócio.

Nunca comece sozinho. Crie uma rede com parceiros ou mesmo provoque o interesse nos membros de sua família para expandirem o negócio a outros bairros, cidades e interiores como usamos no exemplo do transporte fluvial.

13° Fortaleça a marca e mostre seu potencial. Esteja aberto a aprender.

Trabalhe nos seus cases de sucesso e na administração da sua marca e do negócio. Saia do operacional e vá para o estratégico. Estude as novas tendências de mercado.

14° Abra outros negócios aproveitando os clientes que você já tem.

Por que não? Perceba outras necessidades, vontades e desejos dos clientes. Pergunte a eles o que gostariam de ter mesmo que fosse pago.

15° Pesque em outros aquários, estude seu consumidor em potencial.

Pesquise no mercado, os nichos sociais que precisam de algo que você e seus parceiros possam oferecer. Tenha novos contatos e entenda como funcionam outros mercados. Isso é importante para a criação de uma nova percepção.

 

 

Gostou das dicas?

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