1º Seminário sobre Direitos Humanos, Democracia e Ditadura

  • Compartilhar
Quinta-feira, 11 de Outubro de 2018 às 18h05

Iniciou ontem, 10.11, no Teatro da Unidade 6, o 1º Seminário sobre Direitos Humanos, Democracia e Ditadura. A segunda é última noite do evento será hoje 11.11, o evento iniciará ás 18h30.

O objetivo é tratar a efetividade dos direitos humanos, ditadura militar e redemocratização: discutindo perspectivas interpretativas a partir do caso Vladimir Herzog.

Recentemente a Corte Interamericana de Direitos Humanos determinou que o Estado brasileiro reabra as investigações sobre a morte do dramaturgo e jornalista Vladimir Herzog, esse foi um dos pontos principais de discussão da primeira noite do seminário e também estará em voga na segunda noite.

No primeiro dia, os debates foram relacionados às concepções históricas da proximidade entre o regime ditatorial e a efetividade dos direitos humanos, buscando relacionar tal momento histórico com a noção de redemocratização do Brasil com a CRFB/88. A mesa foi composta pelos professores Karen, Maycon e Paulo e pelos convidados: Dr. Felix Valois, é advogado e escritor e possui íntima relação com a discussão a respeito da ditadura militar, e o Dr. Marco Aurélio Choy, presidente da OAB/AM, Doutorando em Direito Constitucional e professor da UEA.

Hoje, no último dia do evento, a mesa será composta pelos professores Karen, Maycon e Paulo e pelos convidados: Dr. Vitor Fônseca, Doutor, Mestre e Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/SP, Secretário Adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Processual, Professor da Faculdade La Salle/ Manaus e Promotor de Justiça (MP-AM) e Dr. Cristiano Pinheiro, Defensor Público desde 2005, especialista em direito processual civil e direito do consumidor e professor universitário.

No segundo dia, a análise será concentrada na repercussão política e constitucional do caso Vladimir Herzog, destacando em que medida a condenação do Brasil em âmbito internacional representa a necessidade de se rediscutir a ditadura e a proteção aos direitos humanos. Serão tratadas temáticas diversas.

O evento também tem cunho solidário e arrecadadou 407 latas de leite e pacotes de leite que serão doadas para instituições filantrópicas.