Estão abertas as inscrições para o SISU

  • Compartilhar
Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019 às 15h11

Estão abertas inscrições do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada para instituições públicas de ensino superior, o período de inscrições vai até sexta-feira, 25.01.2019.

Se você quer ingressar em uma universidade pública ou privada por meio de bolsa, leia as dicas abaixo.

Por que o Sisu é importante?

Sisu é importante porque é o sistema informatizado que as universidades públicas usam para selecionar seus novos universitários. Como as vagas são bem menores que os candidatos interessados, diversas universidades privadas também destinam vagas para quem batalhou, mas não conseguiu entrar nas públicas pelo Sisu. Este é o caso da UniNorte que abriu vagas para ingresso a partir do desempenho do candidato no Enem. Não é necessário fazer o vestibular.

Só existe uma etapa de inscrição, mas você precisa ter feito o Enem 2018 e não ter zerado na redação. Se estiver ok para esses dois requisitos, basta acessar o site do Sisu e informar o número de inscrição e senhas usadas no Enem 2018. Atenção: as senhas e número de inscrições de edições passadas do Enem não têm mais validade.

Caso você tenha esquecido sua senha, acesse o link abaixo e clique em Esqueci minha senha.

http://enem.inep.gov.br/participante/#/loginParticipante

Veja o passo-a-passo

Primeiramente, antes de inscrição, veja se você tem direito a participar do sisu, o requisito é: ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2018.

Como nos anos anteriores, cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar.

Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

– Passo 1. As inscrições serão feitas no site oficial do programa: http://sisu.mec.gov.br/E lembre, as inscrições são gratuitas e isentas de taxas.
– Passo 2. Preencha os campos no formulário, selecione duas opções de curso e confirmar a sua inscrição sisu.
– Passo 3. Conclua todo o procedimento e confira se as suas opções estão de acordo com o que você deseja.

Tenho como saber se vou ser selecionado antes do resultado oficial?

Durante o período de inscrição no Sisu, você pode consultar a sua classificação parcial na opção de curso que você escolheu. Isto fica disponível no seu boletim. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Ela vai sendo alterada diariamente, por isto é apenas uma referência. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final.

Como saber o resultado do Sisu?

O resultado do Sisu pode ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Cronogramas do Sisu 2019

Conforme o edital divulgado pelo MEC e as datas confirmadas para sisu 2019 são seguintes. Não perca o prazo para inscrição e as matrículas.

Mesmo que sua nota não seja suficiente, não desista! A UniNorte tem cotas para estudantes de acordo com seu desempenho no EnemClique aqui e consulte as condições. As vagas são limitadas.

Com informações do Inep: saiba mais neste link.