Home » Graduação Semipresencial » Cursos » Tecnologia em Gestão Comercial

Tecnologia em Gestão Comercial

O profissional de Gestão Comercial articula e decide sobre as vendas em negócios diversos. Realiza estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária. Elabora análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado. Planeja pesquisas de mercado. Desenvolve relacionamentos pós-venda com clientes. Gerencia sistemas de informações comerciais. Define métodos de formação de preços, considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente. Gerencia a área comercial de uma organização. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

Campo de atuação

Empresas de beneficiamento de bens de consumo e industriais. Empresas de comercialização de insumos. Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Empresas prestadoras de serviços de consumo final. Empresas varejistas, atacadistas e de representação comercial. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Ocupações CBO associadas

1233-05 – Diretor comercial.

1423-05 – Gerente técnico comercial.

1423-05 – Gerente comercial.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por objetivo formar profissionais éticos capazes de atuar na gestão e operação de atividades do comércio, no segmento de varejo, atacado, representações e serviços de pequeno, médio e grande porte, buscando resultados que venham a contribuir para uma melhor racionalização, organização e funcionamento organizacional, sob os critérios do desenvolvimento com sustentabilidade e do respeito à diversidade em suas diferentes expressões.

Duração: 2 anos

Turnos oferecidos: Noturno

Turnos oferecidos: Matutino

 

Período Carga Horária
1° Período
Comunicação e Expressão 60h
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade 60h
Economia e Mercado Global 60h
Fundamentos Contábeis 60h
Pesquisa de Mercado 60h
Teorias da Administração 60h
2° Período Carga Horária
Análise das Demonstrações Financeiras e Bancárias 60h
Direito Empresarial 60h
Estretégias de Gestão e Organização Empresarial 60h
Evolução do Pensamento em Administração 60h
Matemática Financeira 60h
Tópicos Integradores I (Gestão Comercial) 60h
3° Período Carga Horária
Administração de Marketing 60h
Empreendedorismo 60h
Ética e Cidadania 60h
Fundamentos de Estatística 60h
Gestão de Estoque 60h
Gestão de Sistemas de Informação 60h
Gestão Financeira 60h
4° Período Carga Horária
Gestão Operacional de Lojas 80h
Liderança e Desenvolvimento de Equipes 60h
Marketing de Varejo e Serviços 60h
Negociação Comercial e Negócios Eletrônicos 80h
Psicologia e Comportamento nas Organizações 60h
Responsabilidade Socioambiental 60h
Tópicos Integradores II (Gestão Comercial) 60h
Disciplinas Optativas Carga Horária
Introdução À EAD 20h
Língua Brasileira de Sinais – Libras (Optativa) 60h
Optativa I 60h
Optativa II 60h