Equipe de aluno de Mecânica da UniNorte representa o Brasil na Suécia
Segunda-feira, 09 de Outubro de 2017 às 15h48
O aluno do 8º período de Engenharia Mecânica da UniNorte, Janderson Carvalho, junto com os estudantes Renata Silva, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Matheus Fontinele, Lucas Bezerra e Ramel Cerveira, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), são os representantes do Brasil no Inovathon Logistics Challenge da Scania. Os ganhadores viajarão para Estocolmo, capital da Suécia, e para a sede da Scania em Södertälje, com o objetivo de conhecer e acompanhar todo o processo logístico realizado na fábrica.

A equipe chamada “Nicolas Joseph” encarou o desafio de criar um projeto inovador para resolver um problema logístico. Os estudantes tiveram apenas 24h para desenvolver e entregar uma solução. A equipe teve como mentor o Engenheiro de Produção e Gerente de Negócios para Exportação América Latina, Julian Modro. A competição ocorreu em São Paulo no dia 30 de setembro e envolveu estudantes de todas as regiões do país, totalizando 25 universitários.

O acadêmico Janderson conta que houve muita preparação para o desafio. “Li bastante sobre conteúdos de logística e sustentabilidade. Nossa equipe se encontrava para estudar e também recebíamos o acompanhamento do mentor Julian”. Ele ainda falou sobre o momento de formação da equipe. “Apesar de termos nos conhecido na formação da equipe, nos demos muito bem logo de cara e aceitamos as ideias uns dos outros, o que se tornou algo bom e um ponto positivo para a gente. Houve muita troca de conhecimento”, destacou.

Janderson falou sobre a chegada na Scania em São Bernardo. “Na chegada fomos de van para empresa e tivemos interação com outras equipes. Além disso, antes da maratona participamos de palestras com o presidente da Scania, com o embaixador da Suécia no Brasil e com o vice-presidente de logística. Foi incrível pegar experiências deles e conhecer todo processo da fábrica”.

O estudante ainda ressaltou a participação do professor no processo de inscrição do campeonato. “Se não fosse o professor Raimundo Nonato a incentivar os alunos e mandar o link para inscrição, não teríamos tido essa experiência. Ele foi sem dúvida para mim de suma importância. Ficarei imensamente agradecido”, finalizou.
Equipe Nicolas Joseph
O inventor francês Nicolas Joseph é conhecido por ter inventado o primeiro veículo de transporte autopropulsionado do mundo. Por isso, a equipe do Norte recebeu este nome para a final do Inovathon 2017.
Mais alunos da UniNorte no desafio
Na etapa regional do Inovathon Logistics Challenge, além do aluno Janderson, os colegas de sala Lorenzo P. Leiria, Eglenilson Brandão e Marcus Freire, do curso de Engenharia Mecânica participaram da fase classificatória.

Para o aluno Lorenzo P. Leiria, a competição foi uma coisa nova, mas extremamente boa. “Foi bem diferente da área que estou acostumado. Como estudante de engenharia eu convivo mais com a parte mecânica e a parte exata. Agora, competir em um processo de logística foi uma experiência nova e muito boa para mim”, afirmou.

Já Eglenilson Brandão destacou como a participação no desafio foi uma experiência única. “Ainda não tinha passado por algo parecido, sabe, passamos um dia inteiro recebendo várias palestras sobre logística e sobre a história da Scania”, contou.

O aluno Marcus Freire também participou da etapa em Manaus e destacou. “Não pude ficar até o final das avaliações, mas soube que obtive a melhor pontuação no primeiro teste. Foi um grande desafio e me sinto orgulhoso por saber que teremos um representante e, que este representante é meu amigo de classe, isso mostra que não é preciso ser formado em logística, mas sim, ter boa vontade para estudar”, finalizou.
Fonte: Scania
Fotos: Facebook Inovathon Scania