Mais que professores, amigos! [Parte Final]

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Quarta-feira, 11 de Outubro de 2017 às 18h17

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Esta é a última matéria em homenagem ao Dia do Professor e a UniNorte agradece a todo o seu corpo docente que atua diariamente no processo de desenvolvimento de seus alunos.

 

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Nome: Dechristian Franca Barbieri

Formação: Graduação em Fisioterapia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI Campus de Erechim (RS); Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar e Doutorado em Saúde Ocupacional da UFSCar.

“Em 2006, ingressei no curso de Fisioterapia com bolsa de estudo integral pelo ProUni. Sempre busquei estudar bastante e tive o espírito crítico e investigativo durante os cinco anos da minha graduação. Ainda na faculdade, publiquei junto com os meus orientadores cinco artigos em periódicos científicos. Em 2009, dois anos antes do término de fisioterapia, decidi investigar possibilidades de cursos de mestrado no Rio Grande do Sul e fora dele. Em 2010, prestei a prova de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar e fui aprovado. Colei grau em janeiro de 2011 e iniciei o meu mestrado em março de 2011. Meu mestrado foi desenvolvido sob orientação da Profa. Dra. Ana Beatriz de Oliveira, no Laboratório de Cinesiologia Clínica e Ocupacional. Tive bolsa de pesquisa CNPq no primeiro ano do mestrado e durante o segundo ano o meu projeto foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Ainda no segundo ano, eu e minha orientadora fizemos uma solicitação de bolsa de estágio no exterior que foi aprovada pela (FAPESP/BEPE). O estágio foi realizado na Suécia, no Centro de Pesquisa Musculoesquelética, sob supervisão do professor Dr. Svend Erik Mathiassen, que é uma das principais referências internacionais na área de saúde ocupacional. Retornei para o Brasil no final de 2012 e defendi o meu mestrado no início de 2013. O período de estágio no exterior foi de grande valia para minha formação, aprendi a processar dados sofisticados por meios de softwares como Matlab, aprimorei o inglês e amadureci uma ideia de projeto de doutorado. Durante o mestrado, eu e meu grupo de pesquisa, publicamos quatro importantes artigos na área de ergonomia. Nos últimos três meses do meu mestrado escrevi a minha proposta de projeto de doutorado. A proposta foi revisada, submetida a (FAPESP) e aprovada. O doutorado foi realizado entre março de 2013 a fevereiro de 2017, sendo que o último ano foi de estágio no exterior. O projeto de doutorado também foi inserido dentro da Fisioterapia, na subárea de saúde ocupacional. Esse projeto teve como objetivo inicial desenvolver uma forma de intervenção inovadora para trabalhadores sedentários de escritório que fazem o uso intensivo do computador, de maneira a minimizar a ocorrência de lesões musculoesqueléticas nessa população. Como esse projeto de pesquisa envolveu o desenvolvimento de tecnologia, nós buscamos realizar parcerias com o departamento de Engenharia Elétrica da UFSCar e com o departamento de Engenharia Mecânica da USP/Campus São Carlos. A fase de desenvolvimento do projeto e aplicação em ambiente real foi realizada no Brasil, nos três primeiros anos do meu doutorado. A fase de análise dos dados foi realizada no exterior na Universidade Virginia Tech, Estados Unidos, com financiamento pela (FAPESP/BEPE) no último ano do doutorado. Três artigos foram publicados durante o doutorado e outro manuscrito encontra-se em fase de revisão em um periódico internacional. Defendi o doutorado em fevereiro de 2017 tendo sido aprovado por todos os membros da banca. A UniNorte é a minha primeira experiência como professor e hoje ministro aula para os cursos de Fisioterapia e Educação Física. Tenho muito orgulho de ter estudado todo esse período e ter tido essa oportunidade para iniciar uma nova jornada. Agora, docente na instituição, sinto-me preparado para esta fase da minha vida e tenho certeza que não medirei esforços para passar, facilitar e mediar o conhecimento aos alunos, de forma que eles, futuros profissionais impulsionem a ciência e o mercado de trabalho da região”.

 

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Nome: Lidiane Assante

Formação: Graduada em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literaturas pela (UniNorte). Especialista em Operações e Serviços pela (UFAM) e Mestre profissionalizante em Engenharia da Produção pela (UFAM).

“Logo no começo do curso de licenciatura eu visava apenas um título por conta do mercado de trabalho e porque era a única faculdade a qual o valor estava acessível a minha condição financeira. Com o passar dos anos e estudos, fui percebendo e meus pais também que sempre tive desenvoltura para falar, expressar e me comunicar, o que tornava fácil as minhas ações em seminários e palestras, foi quando percebi que estava no caminho certo e era o que realmente gostava e queria fazer. A docência é minha paixão, adoro estar em sala de aula passando um pouco da minha experiência para meus alunos e recebendo deles também. Após fazer minha especialização passei a ser professora de Ensino Superior na UniNorte lecionando a disciplina de Redação Técnica, o que já ensinava presencialmente na Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/SSP/IESP). Baseado em um ótimo trabalho em sala de aula com meus alunos, consegui ser premiada várias vezes pela instituição com o prêmio de reconhecimento como melhor professora das escolas de Exatas e Tecnologias em 2013. Com essa premiação, ganhei uma viagem para o Peru e pude conhecer uma das outras instituições mantenedoras a UPC e esta história se repetiu até 2016. No dia 19 de outubro, faço 10 anos de formada pela UniNorte! São oito anos mediando o conhecimento para os cursos de Administração, RH, Processos Gerenciais, EAD e Língua Portuguesa e Inglesa. Além de cursos de extensão em Oratória e Storytelling. Um dos meus maiores desejos profissionais é realizar meu doutorado em Língua Portuguesa e/ou Educação, pois amo educação e sinto que esta é a melhor forma de transformamos o mundo, minimizando a violência, o tráfico, e principalmente, tornarmos pessoas melhores, menos corruptas e mais amigáveis que pensam no próximo”.

 

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Nome: Ednelza Freitas

Formação: Graduada em Administração pela (UniNorte) e Mestre em Engenharia de Produção pela (UFAM).

“Além de ser formada na instituição, uma das experiências mais marcantes durante os meus 13 anos de docência foi em uma aplicação de uma prova de EAD. Um aluno de primeiro período se deparou com um texto base e não sabia do que se tratava a história contada no texto, não conhecia seus personagens. Eu não acreditei, pois a história era a fábula da Chapeuzinho Vermelho. Me aproximei dele e com toda atenção e com um tom de voz bem baixinho, contei a história. O tempo passou e já no sexto período, voltei a encontrá-lo em uma atividade solidária realizada pelo curso de Administração, em uma comunidade Rural de Iranduba, chamada Ramal do Caldeirão, na qual ele é morador. Neste dia ele participou da peça teatral (Chapeuzinho Vermelho), que eu estava realizando para as crianças e ele foi o personagem do Lobo. Ele ficou muito agradecido e orgulhoso, pois sua família estava presente. Foi aí que eu entendi a grandiosidade daquele momento em sala de aula, ele não sabia a história pois era de família muito humilde e seus pais nunca tinham lhe contado ou comentado a respeito da fábula. Percebi que conhecimento não tem medidas, o que pode ser banal ou efêmero para alguns é libertador par a outros. É por isso que acredito que sou professora por vocação! O encantamento que os meus professores me passavam durante as suas aulas, suas ideologias eram as minhas também e esse sentimento só cresce junto com a vontade de mudar o mundo. Fiz minha graduação aqui nesta instituição e digo que pertenço a ela”.

 

Nome:  Manuel do Carmo da Silva Campos

Formação: Graduado em Filosofia pela Faculdade São Bento, no Rio de Janeiro e em Teologia pela PUC do Rio de Janeiro; Mestrado em Roma na Academia Afonsiana da Universidade Lateranense e Universidade Gregoriana, finalizado na PUC do Rio de Janeiro e Doutorado (PFTNSA) da PUC de São Paulo.

Trabalho como professor desde 1993, na especificamente UniNorte desde 2010. Tornei-me professor devido ter mudado do tipo de atividade que exercia. Realizei diretamente trabalhos na Igreja Católica e minha vida teve outra dimensão, assumi à profissão de professor e atuo com o ensino das disciplinas de humanas, já que uma de minhas graduações é Filosofia”.

 

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Nome: Fábio Souza

Formação: Graduado em Turismo com ênfase em Administração pela (UniNorte); Especialista em Gestão de Cooperativas pela (FUCAPI) e Mestre em Turismo e Hotelaria (Univali).

“Tudo começou com um convite de uma amiga, vim para sala de aula sem pretensão e me encantei, desde então me dedico mais e mais a cada ano. Já acumulo 14 anos prática acadêmica e é bom demais compartilhar o que sei com os alunos! De 2005 a 2014 dediquei-me ao curso de Turismo, mas atualmente ministro aula para os cursos de Gestão da Qualidade; Logística e Publicidade e Propaganda. Minha maior satisfação é quando vejo um ex-aluno aplicando os conhecimentos que ele adquiriu em sala, principalmente, com a minha disciplina. Além é claro de ser grato pela integração que temos entre nós professores, isso faz toda a diferença!”.

 

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Nome: Kelly Anne Correa de Oliveira

Formação: Graduada em Administração pela (UFAM) e em Direito pelo (CIESA) e Mestre em Administração pela (UFAM).

“Após nove anos de experiência em duas multinacionais fui convidada para participar de um processo seletivo na UniNorte. Foi aqui que encontrei a vocação de uma família, a maioria das minhas tias são professoras, minha avó também foi e vejo que esse foi o caminho certo a seguir”.

 

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Nome: João Alcântara

Formação: Graduado em Educação Física pela (UniNorte); Especialista em Fisiologia e Cinesiologia do Exercício Aplicada a Saúde pela Universidade Gama Filho e Mestre em Doenças Tropicais e Infecciosas pela (UEA) e Fundação de Medicina Tropical.

“Me sinto orgulhoso da instituição no qual me formei e sempre coloco isso em minhas aulas. Os anos passaram e a maneira de lecionar e aprender também. Hoje utilizamos métodos que não utilizávamos na época em que estudava. Porém, é nostálgico ver as salas por onde passei bem, relembrar e contar para os alunos as experiências e histórias da graduação. O sonho de ser professor vem desde pequeno, pois sempre gostei do ensino, mas acredito que foi fundamental a participação como monitor e estagiário durante a faculdade, porque recebi muito incentivo dos meus professores. Terminei a faculdade e após quase oito ou nove anos, voltei como docente. A transição de aluno para professor foi bem fácil, porque de fato já me sentia “em casa”. Percebi que era hora de ser professor quando fiz minhas especializações, mas mesmo assim sentia algo incompleto, pois sabia que era a docência que eu almejava. Em 2 anos como professor na UniNorte tenho boas experiências, entre elas é poder compartilhar do ambiente de trabalho com alguns professores com que estudei e que continuam na instituição. Fico muito feliz pelo orgulho que eles têm em ver um aluno ao lado deles. Também me emociono sempre em ouvir relatos das mudanças que conseguimos realizar na vida dos alunos, das aprovações nos concursos e nas conquistas do mercado de trabalho. Isso sem dúvidas é o que mais me motiva, ver o crescimento e a alegria deles”.

 

 

Feliz Dia dos Professores!