Curso de Direito promoveu aula magna em homenagem ao Dia da Mulher

  • Compartilhar
Terça-feira, 10 de Março de 2020 às 16h37

O curso de Direito da UniNorte realizou uma aula magna em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na última segunda-feira, dia 09/03, no Teatro UniNorte­. O evento contou com a presença da Dra. Emília Ferraz Carvalho Moreira, Delegada Geral de Polícia Civil do Estado do Amazonas; Exma Sra. Dra. Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas e a Dra Grace Anny Benayon Zamperlini, Vice Presidente da OAB AM. A reitora da UniNorte, Nilzete Santiago e a coordenadora do curso de Direito, professora Eliza Lasmar também comporam a mesa.

O objetivo do evento foi homenagear as mulheres e também apresentar as experiências das mulheres na área jurídica que atuam na polícia, nos tribunais e órgãos jurídicos. Segundo a coordenadora do curso, professora Eliza Lasmar, a ideia era também gerar uma discussão entre os alunos sobre as dificuldades que surgiam durante o percurso.

A cerimônia foi aberta pela reitora da UniNorte que deu as boas-vindas aos alunos e às convidadas. Como advogada, Nilzete Santiago também explicou que no mundo jurídico ainda encontra-se muitas barreiras para quem é mulher. “Em pleno século 21 e ainda temos que falar que a mulher deve ter espaço. Nós não queremos ser melhores que os homens, queremos apenas o reconhecimento da nossa competência e igualdade.”, fala ela.

No decorrer do evento, as convidadas deram depoimentos de suas experiências de vida, como a delegada Emília Ferraz que fez partes de grandes casos em Manaus, além de ter sido a primeira mulher a dirigir a divisão de repressão ao crime organizado, e é também a primeira delegada-geral do Amazonas. Ao falar sobre o papel da mulher, explicou que a mulher pode estar em todo lugar e que não deu voz para os preconceitos que surgiam, eles passavam despercebidos porque tinha mais coisa para se preocupar na carreira.

O evento foi encerrado com a abertura de perguntas para os alunos.