Abertura do I Congresso Nacional Multiprofissional da Saúde reúne 1 mil pessoas

  • Compartilhar
Sexta-feira, 11 de Novembro de 2022 às 11h06

Evento promovido pela UNINORTE vai até sábado com mais de 30 atividades

Nesta quinta-feira, dia 10, ocorreu em Manaus a abertura do I Congresso Nacional Multiprofissional de Saúde, evento realizado pelo UNINORTE – Centro Universitário do Norte e grupo Ser Educacional. O evento reuniu cerca de 1 mil congressistas no primeiro dia, que contou com mesa solene e palestras sobre os desafios da saúde para possíveis novas epidemias e prevenção ao uso de drogas.

A mesa de abertura do Congresso foi presidida pela reitora da UNINORTE, Fabiane Almeida, e teve a presença do diretor do Núcleo de Eventos do grupo Ser Educacional, João Janguiê; da diretora da UNINORTE Centro e organizadora do evento, Ellen Gadelha; da diretora da UNINORTE Djalma Batista, Karen Ribeiro; e autoridades representantes das secretarias de saúde do Estado e Município.

Na ocasião, João Janguiê entregou uma homenagem ao secretário estadual de saúde do Amazonas, Anoar Samad, pela atuação profissional durante o período da pandemia de Covid-19. O secretário-executivo adjunto de Política de Saúde do Estado, Lindinaldo Gomes dos Santos, representou o titular durante a honraria.

“São iniciativas como essa que proporcionam o avanço e desenvolvimento do campo do ensino e da pesquisa em saúde no Amazonas. Uma oportunidade única como essa vai contribuir de forma imensurável para a formação dos nossos futuros profissionais da saúde”, discursou a reitora da UNINORTE durante a abertura.

Palestras do 1º dia

A primeira palestra do Congresso teve como tema “Desafios futuros frente a possíveis novas epidemias, com foco nas zoonoses”, com a médica veterinária doutora Fabíola Setim. A docente elogiou a iniciativa do evento. “Preservar a natureza vai fazer a diferença para saúde de todos no futuro, então é propício que haja um evento de saúde na região”, afirmou. Ela abordou alguns aspectos que precisam de atenção para o bem-estar das populações, como condições de higiene e até a crise climática.

A noite fechou com a doutora em Psicologia, Daniela Schneider, que falou sobre os desafios para a prevenção ao uso de drogas no Brasil e no Amazonas.

O I Congresso Nacional Multiprofissional de Saúde vai até o dia 12 de novembro. Confira a programação completa aqui https://eventos.uninorte.com.br/1saudemanaus.