Aluna conta como é abrangente a área de Língua Portuguesa

  • Compartilhar
Sexta-feira, 27 de Abril de 2018 às 10h09

iris_lingua_portuguesa_uninorte-7

A aluna do 3º período do curso de Letras – Língua Portuguesa, Iris Katilini, 20, conta o que a fez escolher a área diante de tantas opções de graduação. “A abrangência e a diversidade, tanto da linguagem quanto da língua e as suas mais variadas formas no Brasil, me fizeram gostar ainda mais do curso”.

Iris relata que tudo começou com uma boa pesquisa sobre o curso de Letras em Manaus, e um dos pontos que mais chamou a atenção foi a qualidade segundo o MEC. A estudante ainda falou sobre um tabu da área. “As pessoas costumam pensar que o curso de Letras leva alguém somente para a sala de aula. Admiro os profissionais que mediam o conhecimento nas escolas, mas temos muitas oportunidades em outros campos de atuação. O curso fornece o famoso “leque” de opções e caminhos para seguir”, destacou.

Atualmente a aluna faz estágio na Coletiva de Artes, da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). “Trabalho com cultura. Forneço informações históricas, literárias do quesito cultural e também acerca da Economia da época quando há exposição de quadros clássicos”.

A estudante também falou sobre as influências que a fizeram embarcar no curso. “Sempre fui uma pessoa curiosa e questionadora. Ser questionador está vinculado à busca constante de um saber. Acredito que a cultura é o que move o ser humano. Isso me influenciou a escolher esse curso, pois na graduação temos disciplinas que tratam dessas questões. Outro ponto importante sobre a influência são os meus tios. Tenho uma tia formada em Língua Portuguesa e um tio formado em Filosofia. Os dois me mostraram o lado bom de você viver bem financeiramente e trabalhando com o que se gosta. É claro que outras pessoas, como professores e amigos, também me influenciaram nesta escolha. Eu conheço professores fantásticos que me fazem querer alcançar esse sucesso que eles têm na profissão”.

Para Iris, o curso na UniNorte oferece aos alunos professores altamente qualificados. “Até agora não conheci um com menos de que um mestrado de uma universidade renomada. Professores mestres e doutores que demonstram compromisso e dedicação com o ensino e aprendizagem dos alunos. Sempre procuram nos auxiliar nas adversidades ao longo da graduação”.

A aluna disse que os interessados em cursar Língua Portuguesa precisam focar em um objetivo e  nunca deixar de estudar. Além disso, ela ainda falou sobre o desempenho dentro da faculdade. “É importante você se dedicar desde o primeiro semestre, pois a bagagem de conhecimento é metaforicamente uma mala que aumenta de tamanho. Muitas disciplinas são requisitos para outras no próximo semestre. Procure sempre se destacar, eu por exemplo, tracei o meu caminho por meio do desempenho nas avaliações. Sempre procuro dar o meu melhor. Também é importante o envolvimento em eventos e projetos de extensão. A dedicação nos leva à capacitação”, finalizou.

Sobre o curso na UniNorte

O curso de Letras – Língua Portuguesa da UniNorte possui o reconhecimento de nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC), em uma escala que vai de 1 a 5. O curso é um dos mais tradicionais da instituição, com mais de 10 anos de fundação, e conta com inúmeros projetos que integram alunos, professores e comunidade, como o Cinema em Letras, as oficinas textuais e as semanas acadêmicas, entre outros. Dispõe ainda de infraestrutura específica para o ensino como o Laboratório de Engenharia de Linguagem.

Na UniNorte, o curso de Letras – Língua Portuguesa é ofertado dentro da modalidade de licenciaturas, como formação de professores para o ensino básico.