Alunas de Serviço Social criam facilitador virtual para órgãos públicos

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Quinta-feira, 09 de Novembro de 2017 às 16h47

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As alunas do curso de Serviço Social da UniNorte, Victória Schwamborn e Mara Fontana, desenvolveram o projeto “Facilitador Virtual para estagiários de Serviço Social: Criação do Aplicativo Serviço Social Inteligente”. A plataforma tem o objetivo de promover a interação entre os estagiários de Serviço Social de forma rápida e eficaz, além de contribuir na presteza de informações aos usuários dos serviços públicos.

Nos dias 06 e 19.10, as alunas apresentaram o projeto na Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (VEMEPA), dentro do Fórum Henoch Reis e na Defensoria Pública do Estado do Amazonas, órgãos onde as acadêmicas são estagiárias. O projeto foi acompanhado pelos supervisores Gilmara Teles, Jaime Pires e Maria Queiroz.

O aplicativo “Serviço Social Inteligente” fornece horários de funcionamento, particularidades das instituições, descrições de serviços, entre outras informações. Para utilizá-lo basta acessar: http://m.app.vc/servicosocialinteligente#/auth. O usuário terá que fazer um cadastro com e-mail e senha.

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A acadêmica Victória Schwamborn, destaca que não saber ajudar os usuários era o que mais chateava as alunas. “No setor em que eu e a Mara estávamos estagiando o atendimento era voltado para apenas um serviço, porém, recebíamos diariamente usuários com dúvidas sobre outros assuntos, e não sabíamos dar informações sobre as outras áreas. Essa dificuldade de não poder prestar uma informação correta nos frustrava”.

Vitória disse estar feliz pelo projeto ter sido tão bem aceito. “Ficamos muito satisfeitas com os resultados obtidos, pois agora podemos vincular todas as áreas do Serviço Social tirando dúvidas e passando a informação correta para os usuários”, afirmou.

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A supervisora acadêmica, Gilmara Teles, falou sobre o processo de acompanhamento dado aos estudantes. “O aluno é levado através de um conjunto de instrumentos a fase de planejamento da intervenção, sendo necessário observar todas demandas. Por meio de palestras, oficinas sobre técnicas de intervenção profissional e outras atividades os alunos conseguem relacionar a teoria com a prática, buscando sempre soluções para as demandas identificadas”. A supervisora ainda falou sobre a conquista das alunas. “A proposta delas começou com algo tão pequeno e agora tem a probabilidade de se expandir. A comunicação que elas propõem é mais dinâmica e a aceitação dos usuários é um retorno positivo sobre o trabalho delas”, finalizou.

 

Ampliação da ferramenta

A ideia central do aplicativo era disponibilizar o acesso somente para os estagiários, mas a partir de uma análise dos supervisores de campo das alunas, a ferramenta passará a ser disponibilizada também para todos os funcionários da VEMEPA e da Defensoria.