Alunas de Serviço Social promovem atividades para mulheres e interioranos

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Sexta-feira, 27 de Outubro de 2017 às 14h58

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As finalistas do curso de Serviço Social, Eliza Maria Rabelo e Maria Regina Oliveira, sob a supervisão e orientação das professoras Célia Carvalho e Gilmara Teles, desenvolveram no dia 19.10, uma ação de mobilização e sensibilização dos alunos do curso sobre a importância da monitoria no processo de formação acadêmica e profissional. Intitulado “Monitoria: mediando o aprendizado e despertando o interesse pela docência no ensino superior como campo de atuação do Assistente Social”, o projeto teve como proposta despertar na comunidade acadêmica o interesse pela monitoria, buscando incentivar a prática entre os alunos e professores do curso.

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Até o momento, já participaram das atividades cerca de 60 alunos, das turmas de 1º, 2º, 4° e 6º período. As atividades estão sendo realizadas, aos sábados na Unidade 3, com atividades como oficinas interativas de sensibilização, dinâmicas de grupo, exposição das atividades desenvolvidas no âmbito da monitoria, relatos de experiências e aprendizados vivenciados por professores e alunos. Como resultado preliminar, já se pode destacar a maior difusão do Programa de Monitoria Institucional junto à comunidade acadêmica.

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As estagiárias Andreza Oliveira, Ciene Moraes e Kelly Santos, realizaram no dia 22.10, duas intervenções com os usuários da Clínica Ortopédica do Hospital 28 de Agosto. O primeiro projeto abordou sobre “Políticas Públicas aos pacientes oriundos do interior” e o segundo foi sobre “Sinal Verde para o Seguro DPVAT”. O objetivo era informar os procedimentos para aquisição do seguro DPVAT e informações importantes para quem vem do interior.  A supervisora acadêmica Gilmara Teles e as supervisoras de campo Carmelina Alves e Elandiê Oliveira.

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No dia 25.10, os projetos de intervenção difundiram dois temas, primeira a “Atuação da Família no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças”, com a 15 chefes de família, na ONG Centro de Formação Vida Alegre. A estagiária Sara Araújo orientou as famílias sobre a importância do acompanhamento da vida escolar da criança. A atividade foi acompanhada pela supervisora de campo Ana Maria Reis.

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Já a estagiária Marcela Ojeda promoveu também no dia 25.10, a confecção de material de apoio informativo referente ao serviço de apoio logístico do Município de Atalaia do Norte. A aluna teve o apoio da supervisora de campo Wandercleya Barroso. Em ambas atividades, as acadêmicas tiveram como supervisora acadêmica a professora Gilmara Teles.

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Com o objetivo de sensibilizar as mulheres quanto a importância de participarem das reuniões do “Grupo de Mulheres Violência Zero”, no dia 26.10, a estagiária Rosineide Leda promoveu mais um encontro do projeto de intervenção, no Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra mulher. As supervisoras acadêmica, Gilmara Teles e de campo, Cyntia Freitas também participaram da ação.

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Cerca de 38 idosos do Centro de Convivência da Família 31 de março participaram do Workshop “Prevenção do câncer de mama e colo do útero”, no dia 26.10. A ação foi realizada pela acadêmica Etelvina Souza, sob supervisora de ensino Gilmara Teles e a supervisora de campo Ivânia Corrêa. O objetivo era orientar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero.

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As alunas Kássia Cavalcante, Elizangela Pacheco e Geisel Lobo apresentaram aos pacientes e acompanhantes do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), no dia 26.10, os serviços ofertados pelo IMDL. Além disso, entregaram informativos e prestaram orientações sobre dúvidas recorrentes aos serviços oferecidos. A supervisora de campo Eliane Ferreira acompanhou o projeto.

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O projeto “Escritório de Gestão Compartilhada e Sustentabilidade Socioambiental”, realizado pela aluna Elizete Morais, com as supervisoras de campo, Erica Barbosa e de campo, Ediane Venâncio, ocorreu no dia 26.10, para o Grupo de Mulheres Moradoras do Parque Residencial Cajual-PROSAMIM.

O objetivo era contribuir com a redução da vulnerabilidade social da população, fortalecendo as condições de desenvolvimento pessoal e social. Assim, gerando mais oportunidade para a inserção do grupo de mulheres no mercado de trabalho como empregadas ou empregadoras.

Além disso, o projeto visava sensibilizar o grupo com informações que fomentem o conhecimento e as qualifiquem para o mercado de trabalho como empreendedoras, com a possibilidade de terem renda por meio de palestras.

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