Aluno de Matemática da UNINORTE participa de evento de Educação

  • Compartilhar
Terça-feira, 16 de Março de 2021 às 10h11

O aluno do curso de Licenciatura em Matemática da UNINORTE – Centro Universitário do Norte, Elison Silva e Silva, foi um dos participantes do II SEINPE – Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós Graduação em Educação e II Encontro Pan-Amazônico de Educação. O evento científico foi realizado pela Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Durante o seminário, Elison apresentou seu projeto de pesquisa intitulado ‘Geoplano no Ensino de Perímetro e Área, sob a ótica dos registros de representação semiótica’. O trabalho foi orientado pelo professor Raimundo Nonato dos Santos e é resultado da vivência de Elison dentro da disciplina de Estágio Supervisionado.

“O objetivo do trabalho é mostrar ao aluno uma nova forma de calcular perímetro e área, baseada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval. Quando o aluno tem vários tipos de representação, ele chega à compreensão matemática”, explica Elison. De acordo com o graduando, o estudo foi motivado para valorizar o ensino da geometria nas escolas, que muitas vezes é passado de forma superficial nos ensinos fundamental e médio.

Elison avaliou de forma positiva a participação no seminário. “Foi a primeira vez que participei de um evento assim. Ter um trabalho aprovado é sempre bom e, nesse momento de pandemia, foi ainda melhor. Pude compartilhar a  minha experiência e conhecer a experiência de outros colegas. Isso colabora no meu amadurecimento como professor pesquisador”, afirma.

O professor orientador, Raimundo Nonato, enfatiza que a participação em eventos científicos é fundamental para que o aluno da graduação construa sua identidade como futuro educador e pesquisador. “Participar desses eventos é fundamental para o amadurecimento integral do aluno, principalmente na área de Licenciatura onde prevemos a figura do professor pesquisador. Ele começa a fazer sua rede de contatos, visualizar a experiência dos demais colegas e ver o que está em evidência na área. O aluno consegue se enxergar enquanto professor e começa a construir sua identidade e como vai atuar, se vai utilizar mais tecnologia ou jogos no ensino, por exemplo. Na área da Matemática, precisamos constantemente evidenciar esse professor de Matemática. Não estudamos apenas o números, mas como ensinar esses números”, declara o docente.

Para conhecer o trabalho de Elison, clique aqui.