Alunos da UniNorte fazem reparos e serviço de pintura em instituição de idosos

  • Compartilhar
Segunda-feira, 25 de Novembro de 2019 às 15h55

No último sábado, 23.11, alunos da UniNorte se mobilizaram para contribuir na pintura e reparos na Fraternidade dos Amigos e Irmãos da Caridade (FAIC), localizada na rua Libertador, 55, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul. O espaço abriga cerca de 10 idosos e funciona em uma área ao lado da Igreja Católica de Nossa Senhora das Graças.
A ação fez parte do projeto “Revitalizando para Reabitar”, como atividade da disciplina Programa Interdisciplinar Saúde Comunidade (PISC), que envolve vários cursos da área de Saúde. Durante o dia, um grupo de alunos e colaboradores se uniram para pintar as paredes e trocar lâmpadas de locais antes escurecidos da estrutura, dando mais vida ao prédio, de modo a proporcionar bem estar aos idosos.
Um outro cenário!
A universitária do curso de Fisioterapia, Larissa Medeiros, 23, contou que, ao chegar ao local, antes do dia da intervenção, os alunos não gostaram do que viram. “Quando chegamos aqui percebemos que o ambiente precisava de uma atenção maior, a parede estava descascada, a tinta não era boa e o ambiente insalubre. Agora o local está bem iluminado, mas as lâmpadas anteriores não eram tão fortes e boas para eles”, comentou a estudante, informando sobre a troca das lâmpadas do local.

Ana Paula Angiole, assistente social e professora da UniNorte, explica que no caso dessa instituição os alunos foram porque queriam trabalhar com os idosos. Devido ao horário de aulas dos alunos e de funcionamento das instituições, o único lugar que abriu as portas foi a FAIC, através do seu presidente Jorge Luiz Batista do Nascimento, que permitiu que os alunos viessem em um sábado conhecer, conversar com os idosos e identificar as necessidades.
“Eu, enquanto profissional, assistente social de carreira, e enquanto professora da UniNorte, me sinto extremamente envaidecida da instituição proporcionar a nós e aos alunos a possibilidade de romper os muros da faculdade e chegar à essa instituição. E eu me envaideço ainda mais de ver os meus alunos, que são de diversos cursos como Farmácia, Serviço Social, Psicologia, Estética e Biomedicina, que fazem parte desse projeto, trabalhando interdisciplinarmente e tendo um olhar ampliado para a realidade social”, comenta emocionada.
Além das pinturas antimofo, com a ação, houve também a adequação das luzes no ambiente para o conforto da visão dos idosos da fraternidade.