Alunos da UniNorte participam de hackathon da NASA

  • Compartilhar
Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019 às 16h45

Manaus foi uma das 43 cidades brasileiras onde aconteceu o NASA Space Apps Challenge, o desafio da Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA).

A iniciativa, que contou com mais de 100 participantes, entre eles desenvolvedores, designers, empreendedores e os organizadores do evento, foi uma maratona de desenvolvimento, conhecida como ‘hackathons’, termo usado para denominar um evento que reúne em equipes vários empreendedores, apaixonadas por tecnologia e sustentabilidade, para uma maratona de 48 horas de programação, prototipagem e colaboração.

O evento de pesquisa e desenvolvimento abrangeu as seguintes áreas: Exploração Espacial; Conservação Ambiental; Desenvolvimentos de Tecnologias para Exploração; Inteligência Artificial; Engenharia Aeronáutica; Engenharia Espacial e Preservação de Vida Humana

A competição

Logo após a abertura do evento, os organizadores divulgaram todos os desafios da edição, para em seguida serem formadas as equipes – a partir do interesse individual de cada participante.

Em uma delas, os alunos da UniNorte, Lucas Mathews Farias Marreiros e Carsio Eddyo de Souza Silveira, junto aos seus companheiros de competição escolheram o tema “Vivendo no nosso mundo“. Explorando o tema, a equipe escolheu o problema Spot That Fire 2.0, o desafio era criar uma ferramenta de monitoramento de focos de incêndio ao redor do mundo.

Equipe apresentou resultados com a apresentação do projeto FiresHere, um sistema que analisa focos de dados de incêndio em tempo quase real, fornecidos pela NASA. Retornando as áreas de risco propensas a incêndios, além de visar a criação de um sistema de alarme contra incêndio.

“O nosso pitch foi uma solução em IOT para detecção de queimadas em regiões afastadas, utilizando dados da NASA de focos de incêndio e Machine Learning para previsão de possíveis pontos de incêndio, assim como um sistema de alerta que avisará as comunidades próximas.” Destacou Carsio

Durante os dois dias no Manaus Tech Hub, antiga sede da SIDIA, as equipes discutiram os problemas os desafios propostos pela NASA em brainstormings para a elaboração das soluções.

Carsio lembra que o brainstorming e a formação das equipes é uma ótima oportunidade para conhecer novos talentos. “Aprendi bastante com o evento. Aliás os hackathons são ótimos para trocar experiências, pude conhecer jovens talentos que ainda estão no ensino médio e até pessoas que já estão no mercado há muito tempo.”

A premiação

Após a avaliação dos projetos a equipe foi selecionada para continuar em uma competição nacional e esperam as datas que serão divulgadas em fevereiro de 2020. “Pude pôr em prática muitos dos conhecimentos que aprendi em sala de aula, e junto da contribuição dos colegas de equipe, fomos selecionados em primeiro lugar!!”

Veja mais sobre o projeto AQUI.