Alunos de Educação Física serão árbitros em Jogos Adaptados

  • Compartilhar
Terça-feira, 18 de Agosto de 2015 às 15h47

Alunos do curso de Educação Física da UniNorte atuarão como árbitros voluntários durante os Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), que acontecerá de 21 a 28 de agosto.
No dia 22 ocorrerá a Corrida Rústica no Complexo Turístico Ponta Negra, a partir das 15h, além da Corrida do Abracinho, voltada para crianças. 
  ed_fisica_01  
O Jaavas promove a inclusão de pessoas com deficiências por meio de esportes como basquete, vôlei, atletismo, natação, queimada e futsal. A edição do Jaavas deste ano, conta com mais de dois mil participantes inscritos. Serão mais de 50 alunos da UniNorte atuando como árbitros em todas as modalidades, cerca de 80% do total da equipe.
 
 
De acordo com a professora Wivianne Ferreira, a atividade faz parte das aulas de Teoria e Práticas Pedagógicas do Ensino da Educação Física Adaptada e tem o objetivo de treinar os alunos para serem árbitros em competições onde são criadas algumas regras que adaptam os esportes às deficiências dos participantes.
 
Para o orgulho da UniNorte, nosso egresso Sonny Ferreira, será o Coordenador da modalidade Futsal no Jaavas. Ele foi o Técnico da Seleção Campeã dos Jogos Universitários do Amazonas em 2012 e Ganhador da Medalha de Prata nas Olimpíadas no mesmo ano. 
 
ed_fisica_02
O aluno do 4º período de Educação Física da UniNorte, Thiago Mesquita, disse que sempre gostou de treinar crianças, “mas me apaixonei por Educação Física Adaptada, participar do Jaavas como voluntário é um prazeroso aprendizado”. A aluna do 4º período de Educação Física da UniNorte, Lindinalva Bezerra, afirma ainda que “desde que a professora Wivianne Ferreira iniciou as aulas, nos proporcionou vivenciar tudo isso. Acho interessante ver a superação das crianças, saber que meu curso ajuda as pessoas a terem melhor qualidade de vida”.
 
 
Sobre o Jaavas
 
Os Jogos Adaptados André Vidal de Araújo surgiram em 2012 com o intuito de proporcionar a inclusão social de pessoas com deficiência por meio de modalidades esportivas. O evento foi idealizado pela professora Shirley Amaral e, em sua primeira edição, contou com a participação de 600 alunos.
 ed_fisica_03
No ano seguinte, já com apoio de toda a Semed e de empresários parceiros, o Jaavas ampliou o atendimento para mais de três mil pessoas. Nesse ano, foi realizada, também, a primeira Corrida Rústica Abrace uma Pessoa com Deficiência para chamar a atenção da população sobre a importância da inclusão.
 
 Confira as FOTOS do evento, AQUI.