Alunos de Nutrição criam pratos com produtos regionais em Concurso de Gastronomia

  • Compartilhar
Quinta-feira, 03 de Julho de 2014 às 19h03

Criar pratos com ingredientes regionais, levando em conta desde a apresentação até o serviço de atendimento. Esse desafio foi apresentado para os alunos do 6º período do curso de Nutrição da UniNorte através de mais uma edição do Concurso de Gastronomia. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 02.07, no Laboratório de Técnica e Dietética, na Unidade 1.

Concurso de Gastronomia do curso de Nutrição.

Concurso de Gastronomia do curso de Nutrição.

 

Cinco equipes disputaram o concurso, que adota como critérios de avaliação a decoração da mesa, traje dos alunos, aparência, sabor e textura dos pratos. O cardápio é formado por três pratos: entrada, prato principal e sobremesa. Foram campeãs a Equipe 4, com o consumé de cará (entrada); Equipe 1 com o filé de pirarucu ao molho de leite de coco com purê de jerimum (prato principal); e Equipe 2, com a sobremesa Delícia Amazônica, um pudim de macaxeira com gengibre e calda de morango.

 

A professora Rita de Cássia da Mata Bastos ministra a disciplina Gastronomia.

A professora Rita de Cássia da Mata Bastos ministra a disciplina Gastronomia.

 

A professora Rita de Cássia da Mata Bastos, que ministra a disciplina Gastronomia aplicada à Nutrição, explica que o concurso já faz parte da programação da disciplina e é realizado todo final do semestre, sempre com um tema diferente. “Este semestre o tema é Inovações Regionais. Os alunos buscaram dentro da gastronomia elementos regionais e usando da criatividade elaboraram novos pratos a partir desses ingredientes”, explica.

Foram convidadas para atuar como juradas as chefs Claiane Oliveira e Goreth Santos e a nutricionista Alessandra Capobianco.

Pela segunda vez participando do Concurso de Gastronomia, a chef e nutricionista, Claiane Oliveira elogiou a qualidade da apresentação, a escolha do cardápio e a relevância do tema. “As equipes estão de parabéns. A escolha do tema também foi acertada, principalmente porque se trata da nossa região, que é rica em frutas e legumes, e os alunos fizeram cardápios bem regionais”, observou.

Para a aluna Mariah Lima, 28, a experiência de elaborar pratos e a preocupação com todos os detalhes da apresentação é um grande aprendizado. “Não é só a concepção dos pratos, aprendemos a nos preocupar como detalhes como apresentação, atendimento. Aprendi muito com essa experiência”, disse.

 

Confira mais fotos do evento aqui.