Alunos de Pedagogia da UniNorte realizam visita à Comunidade Indígena Beija Flor

  • Compartilhar
Terça-feira, 23 de Outubro de 2018 às 16h10

No último domingo, 21.10, os alunos da Disciplina Identidade e Diversidade Étnico-racial realizaram uma visita à Comunidade Indígena Beija Flor, no Rio Preto da Eva.

O objetivo da visita foi integrar teoria e prática no que tange a questão da diversidade étnico-racial no Brasi, vivenciar na prática o cotidiano dos indígenas integrados na Região Metropolitana de Manaus e compreender a cultura do “outro”, neste caso do indígena.

Durante a visita-técnica de estudo à comunidade indígena os acadêmicos conheceram e interagiram com os moradores locais dessa comunidade, desenvolvendo atividades educativas em um espaço não-formal.

A ação iniciou com a apresentação do histórico e composição da Comunidade Indígena pelo Tuchaua, o Sr. Fausto. Em seguida foi aberta uma conversa sobre a educação formal na Comunidade, em que o Professor Sérgio – do povo Tukano, e a Professora Adriana, funcionária da SEMED-Rio Preto da Eva, expuseram como se procede a educação indígena e não-indígena numa sala multiseriada e em espaço reduzido. A discussão foi aberta para que os alunos pudessem realizar perguntas e tirar duas dúvidas e curiosidades acerca da educação e da vida naquela Comunidade.

Cerca de 90 alunos do curso de licenciatura em Pedagogia participaram da visita que teve também uma caminhada pela floresta.

A atividade desenvolvida foi de grande importância como prática educativa para os futuros professores em que a experiência obtida durante esta visita também possa ser sugerida como prática para outras turmas e cursos, a visita foi organizada pelos professores Elzineide Melo e Josildo.