[Artigo] O desafio de uma carreira profissional

  • Compartilhar
Quarta-feira, 14 de dezembro de 2016 às 18h50

carolina_degaspari

Por Carolina Degaspari – CMO da UniNorte

 

Falar da minha vida profissional é desafiador. Sou bastante emotiva e esse tema aciona este botão, felizmente, para o bem, quando olho para trás e vejo que não deixei as oportunidades passarem, principalmente, porque sempre tive bons mentores e me dediquei intensamente para ser melhor todos os dias.

Para mim, a receita mais simples que existe é a de olhar para alguém que você admira e absorver tudo aquilo que possa ajudar a moldar o profissional que você deseja ser. É observar a maneira como a pessoa lida com temas mais complicados/complexos, entender o nível de pressão que ela coloca sobre si e no time, além da destreza com a qual ela conduz “o barco”.

Esse processo é saudável e também contribui para que você perceba situações com as quais simplesmente não se vê fazendo, além de dar um norte na construção do seu próprio planejamento profissional. Perguntas começarão a surgir como “será que eu quero ser a Head dessa área um dia?” ou “vou estar realizada profissionalmente se esse for o meu dia a dia?” e isso é normal.

De tempos em tempos é importante parar e refletir, virar do avesso e começar tudo outra vez. Uma coisa eu afirmo sem medo, se a sua vida profissional não te emocionar, você está fazendo errado.

Óbvio que estudar é importante e eu não estaria fazendo a terceira especialização e me dedicando a uma terceira língua se não fosse. Esse processo nunca acaba, mas o que realmente fez a diferença para mim é o que consegui construir nessa base, a experiência.

Durante muito tempo, o “chefe da vez” era minha fonte de inspiração, mas com o passar dos anos você percebe que não precisa se limitar aos chefes. Os pares também são fontes intermináveis de aprendizado e, a equipe então, essa sim merece um destaque especial, pois eles devem ser melhores do que você. São eles que lhe empurraram para cima e fazem com que exista uma pressão saudável na busca por mais. Se você não conseguir aprender com eles, troque-os, simples assim, mas esse é um tema para outro post.

 

Conheça um pouco mais do perfil profissional de Carolina Degaspari no LinkedIn.

cliqueaqui