[Artigo] Sabe qual é o segredo? Não desistir

  • Compartilhar
Quinta-feira, 29 de dezembro de 2016 às 11h42

artigo_adriana_avelino

Por Adriana Avelino – Analista Administrativo e Representante da Ouvidoria da UniNorte

Para alguns, ser psicóloga e trabalhar no setor jurídico é considerado estranho, mas o que poucos sabem é que na minha profissão, podemos atuar em diferentes lugares. Trabalho na UniNorte há 4 anos. Entrei como terceirizada na função de atendente financeiro, em 9 meses fui promovida como supervisora de atendimento, depois passei a ser assistente no setor jurídico e recentemente foi promovida a analista administrativo.

No jurídico, trabalho no apoio às advogadas nas rotinas administrativas do setor, e especificamente na área de contencioso da UniNorte e de mais quatro instituições da rede. Assim que me graduei psicologia, fui presenteada com o desafio de representar a Ouvidoria Institucional. Toda demanda que chega na ouvidoria, direciono ao setor responsável para análise e providências, e fico no aguardo para dar o feedback ao manifestante.

Paralelamente, eu desenvolvo um trabalho de responsabilidade social na Fazenda da Esperança. Comecei essa atividade ainda na graduação como estagiária e hoje atuo como psicóloga voluntária. São quase dois anos participando do projeto “Plantão Psicológico”, iniciativa da professora da UniNorte, Carla Dimarães.

Quem vê assim, pensa que essa é apenas mais uma história, não é mesmo? No entanto, para conquistar tudo isso, tive que enfrentar diversos desafios. O sonho de ser psicóloga durou muito mais do que 5 anos. Sou debutante da psicologia – foram 15 anos. Afinal, eu vivi uma realidade que muitos enfrentam, a de não poder continuar meus estudos por vários motivos, financeiro e trabalho, mas quando a gente sonha coisas boas, fazemos de tudo para tentar realizá-las.

Iniciei a graduação com 19 anos, só que aconteceram algumas situações e eu tive que trancar o curso. Foi então que decidi mudar de faculdade e começar do zero. Segui até o sétimo período e por conta do desemprego, tive que trancar mais uma vez.

Depois disso resolvi focar no trabalho. Realidade que muitas vezes acontece com a maioria das pessoas. Conciliar o emprego com os estudos é uma tarefa árdua.

Ao entrar na UniNorte, tive a oportunidade de ajudar a realizar os sonhos de outras pessoas e o meu também. Foram 15 anos para que eu conseguisse me formar, mesmo com todas as dificuldades eu não desisti do meu sonho. Ao encontrar uma empresa que te impulsiona a ser mais, isso fez com que eu não tivesse medo de trabalhar e estudar.

Gostaria de compartilhar uma frase que uma gestora me disse certa vez: “Sabe por que eu falo e cobro tanto de você? Porque a gente só taca pedra em árvore que dá fruto, embora você acabe machucando a árvore algumas vezes. Isso faz com que ela fique mais forte e que dê os melhores frutos”. Isso me fez pensar em várias coisas, ou seja, uma simples frase é capaz de te impulsionar a ir além.

Conheça um pouco mais do perfil profissional de Adriana Avelino no LinkedIn.

cliqueaqui