Bolsista de iniciação científica aborda Zika Vírus em pesquisa

  • Compartilhar
Quarta-feira, 15 de Março de 2017 às 10h23

biomedicina-bolsista

A aluna Myrla Nathália Motta, do 3º período de Biomedicina, é uma das bolsistas de iniciação científica da UniNorte. A pesquisa da acadêmica é sobre “O conhecimento de doença infecciosa a partir do Zika Vírus transmitido através do mosquito Aedes Egipti, na Comunidade da SHARP”.

O trabalho é orientado pela professora Kellen Gasque que conta como tudo começou. “Ministrei a disciplina de Agressão e Defesa na turma dela e me disponibilizei para ser orientadora em pesquisas. Foi aí que a Myrla me procurou, mas ela ainda não sabia sobre o que fazer, então eu sugeri que pensasse em uma das doenças estudadas em sala e também uma comunidade para se fazer um trabalho comunitário”, relatou.

Com os resultados obtidos poderão ser feitos projetos de prevenção ou promoção de saúde na comunidade. Antes de ir para o campo, a aluna junto com a orientadora estão inscrevendo a pesquisa na Plataforma Brasil, do Conselho Nacional de Ética, para que possam ter autorização e ir à comunidade.

Enquanto isso, a aluna está estudando mais sobre o assunto. “Já iniciei as leituras de artigos científicos colocados na biografia de referência, também estou montando os questionários junto com a professora que serão aplicados na pesquisa de campo”, afirmou Myrla.

Além disso, a estudante diz que participar do projeto é poder de alguma forma ajudar as pessoas. “Por acreditar nas pesquisas científicas como instrumento de mudança pra sociedade que eu resolvi entrar no programa. É importante usar um tema pouco conhecido para que de alguma forma eu possa ajudar na vida das pessoas”, finalizou a aluna.

Sobre a orientadora

Kellen Gasque é professora Universitária, atuando prioritariamente nos cursos de Saúde. É Doutora em Ciências Odontológicas Aplicadas e Mestre em Odontologia – Estomatologia e Biologia Oral.