Como calcular a dose diária de água e evitar os perigos da desidratação?

  • Compartilhar
Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2026 às 15h09

Nutricionista explica como saber a quantidade ideal e os sinais de que o corpo precisa de hidratação urgente

Beber água é um ato simples, mas essencial para as saúdes do corpo e da mente. Apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem quanto deve ser o consumo diário. A desidratação pode causar desde dores de cabeça até prejuízos para a função renal. A nutricionista Manuela Marinho, responsável técnica da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE, alerta sobre a importância de manter o organismo hidratado.

 

A necessidade de ingestão de água varia de acordo com peso, idade, nível de atividade física, clima e até mesmo o tipo de alimentação. No entanto, uma regra prática pode ajudar: quantidade de água (em litros) = peso corporal (kg) x 35 ml. Por exemplo, uma pessoa com 70 kg precisa de, aproximadamente, 2,45 litros por dia (70 x 35 = 2.450 ml). Quem pratica exercício físico ou vive em regiões muito quentes deve beber mais, assim como gestantes e lactantes, que possuem maior necessidade hídrica.

 

A desidratação costuma ser silenciosa. Alguns sinais comuns incluem: sede intensa constante; boca e lábios secos; urina escura e em pouca quantidade; dores de cabeça; fadiga e tontura; dificuldade de concentração e pele seca e pouco elástica. Nos casos mais graves, pode ocorrer queda de pressão, desorientação, taquicardia e até desmaios. Em crianças e idosos, a atenção deve ser redobrada, pois os sintomas são mais sutis.

 

A água é fundamental para o funcionamento de todos os sistemas do corpo, participando da digestão, circulação, regulação da temperatura, transporte de nutrientes, eliminação de toxinas e lubrificação das articulações. “Ela está presente em todas as reações metabólicas do nosso organismo. Quando negligenciamos o consumo adequado, comprometemos funções vitais e, até mesmo, os desempenhos físico e mental. Estar bem hidratado é um dos pilares básicos para manter a saúde em dia”, destaca Manuela Marinho.

 

Outras dicas compartilhadas pela nutricionista são: tenha sempre uma garrafinha por perto; use alarmes ou aplicativos de lembrete; acrescente limão, laranja ou hortelã para dar sabor; consuma frutas ricas em água, como melancia, abacaxi e morango; e comece e termine o dia com um copo de água.

 

“Se hidratar não deve ser uma escolha, mas um hábito diário e consciente. Cuidar da saúde começa com pequenos gestos. E beber água, com certeza, é um dos mais importantes”, conclui a especialista.

 

Conheça os serviços da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE
Os serviços oferecidos para a população têm um valor acessível. Eles são: avaliação, diagnóstico e laudo nutricional; orientação alimentar individualizada; acompanhamento nutricional nos ciclos normais da vida; orientação nutricional em doenças como diabetes, hipertensão, anemias, gastrite, osteoporose e outras patologias; e programa nutricional de acolhimento a pessoas com diabetes tipo 2. Os agendamentos devem ser feitos por meio do WhatsApp (92) 3212-5169 ou na própria Clínica-Escola, localizada na Av. Getúlio Vargas, 720, Centro.