Coordenadora de Fisioterapia representa UniNorte em congresso na Dinamarca

  • Compartilhar
Quinta-feira, 09 de Novembro de 2017 às 14h16

theresa-fisioterapia-uninorte

A coordenadora do curso de Fisioterapia da UniNorte, Theresa Nakagawa, a professora Carolinie Cruz e os alunos Jairo Jardim, Erik Telles, Yuri Melo, Ivan Paiva, Gabriel Almeida e Tiago Melo realizaram um projeto que foi apresentado no Congress of the European Pain Federation (EFIC). O evento foi realizado de 6 a 9 de setembro, na Dinamarca.

O projeto foi aprovado no Edital Universal e recebeu o apoio do CNPq. A coordenadora reforçou que concorreu no processo de seleção com projetos de diversas áreas e pesquisadores de todo o Brasil. “Os alunos puderam participar de todas as etapas de uma pesquisa e também conseguiram obter uma produção científica apresentada em evento internacional no currículo enquanto ainda estão na graduação”, destacou.

A pesquisa foi intitulada como: “Análise do ângulo de projeção no plano frontal, amplitude de movimento, resistência muscular do tronco e quadril e equilíbrio na dor patelofemoral: um estudo prospectivo”. No projeto foram avaliadas variáveis biomecânicas de 135 recrutas do Exército Brasileiro durante o treinamento militar básico para verificar quais fatores predispõem a dor patelofemoral (dor na região anterior, posterior ou ao redor da patela). A partir daí, o projeto foi dividido em duas linhas:

1) Prospective evidence of altered frontal plane knee projection angle and Y-balance test in military recruits with patellofemoral pain (Este que foi apresentado como e-poster).

No trabalho foi verificado que os recrutas como maior desvio medial do joelho durante o agachamento e pior equilíbrio no teste de Y, estão mais predispostos a desenvolver a dor patelofemoral.

2) Trunk extensor endurance is associated with dynamic knee alignment in males with patellofemoral pain (Apresentado como pôster).

Foi analisado quais fatores influenciam o alinhamento dinâmico do joelho em homens com dor patelofemoral, sendo identificado que os homens com menor resistência muscular dos extensores do tronco possuem pior alinhamento do joelho.

“Poucos trabalhos foram selecionados para a exposição e o nosso ter sido escolhido foi um grande reconhecimento ao nosso trabalho”, afirmou a coordenadora. A professora Carolinie Cruz conta que a coleta de dados começou no segundo semestre de 2016 e que a equipe chegou a passar finais de semana trabalhando. “Dividimos as atividades entre os alunos e foi nítido a dedicação deles, todos estavam focados e muito organizados no processo. Lembrando que todo o trabalho foi voluntário”.

Sobre o congresso

O Congresso da Federação Europeia de Dor reúne os profissionais de saúde do mundo todo que realizam pesquisas científicas associadas ao tratamento da dor, seja ela aguda ou crônica e de causas diversas (musculoesquelética, neurológica, oncológica, etc.). O congresso é relevante para a fisioterapia, pois esta é a área da saúde que mais atua no tratamento da dor nas diversas especialidades por meio dos exercícios, terapia manual e recursos eletroterapêuticos.