Curso de Direito da UniNorte e Defensoria Pública fecham parceria

  • Compartilhar
Terça-feira, 13 de Junho de 2017 às 11h24

direito-uninorte-e-defensoria

O curso de Direito da UniNorte, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), e a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) fecharam no dia 08.06, uma parceria importante para o fortalecimento da prática acadêmica e a consolidação do compromisso social que a instituição tem com a comunidade.

A parceria transformará o NPJ em um Polo avançado de atendimento da DPE-AM. A instituição disponibilizará estagiários e a infraestrutura, e, em contrapartida terá o apoio de um Defensor Público e assistente na realização dos atendimentos no Núcleo. Outra novidade é que a Escola da Defensoria também irá atuar capacitando os alunos para a prática forense.

A Diretora da Escola de Humanas da UniNorte, Marklea Ferst, junto com o coordenador do NPJ, professor Carlos Augusto Alvarenga, receberam o Defensor Público Geral do Estado, Dr. Rafael Barbosa, na instituição para acertar os detalhes da parceria. Para a diretora, com a parceria todos saem ganhando, especialmente os alunos que terão a ampliação de vagas de estágio e a população, que terá mais acesso aos serviços oferecidos pelo NPJ e também pela DPE.

O Dr. Rafael Barbosa, diz que a Defensoria Pública ainda tem uma estrutura pequena para atender toda a demanda da população mais carente e essa parceria traz benefícios diretamente para essa camada da sociedade. “A defensoria tem essa parte de conhecimento de causa, de atuação a longo prazo e a UniNorte tem os alunos que são uma mão de obra qualificada, além da parte estrutural. Então a junção das duas instituições casa perfeitamente e quem ganha com isso é a população carente”, enfatizou.

direito-uninorte-e-defensoria-3

Barbosa ainda acrescenta que tem plena convicção de que a parceria com a UniNorte vai ajudar a reduzir consideravelmente a demanda reprimida de atendimentos da Defensoria. Um dos pontos acordados é que com a infraestrutura do NPJ poderá também se colocar em prática o projeto de “Mediação e Arbitragem da DPE”, que por falta de estrutura física ainda não tinha sido implementado, mas já dispõe de uma equipe toda preparada para este processo.

A Defensoria vai disponibilizar uma equipe que vai atuar dentro do NPJ e com o auxílio dos alunos do curso de Direito vai atender a população fazendo a triagem e petições nas diversas demandas na esfera cível, familiar, trabalhista, entre outras. A parceria das duas instituições ainda tem planos para futuros mutirões jurídicos, com ajuda dos alunos e profissionais de Serviço Social e Psicologia.

O Defensor Público, Dr. Rafael Barbosa diz que a expectativa é positiva e acredita que essa parceria será um sucesso. “A expectativa dessa parceria com a UniNorte é que a gente consiga melhorar a qualidade do serviço para a população e levar justiça para quem precisa”, conclui.