Curso de Gastronomia da UniNorte promove oficina de culinária para imigrantes venezuelanos

  • Compartilhar
Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019 às 15h46

A alimentação pode ser uma grande barreira para a adaptação, assim como a cultura e os costumes de um lugar. Pensando nisso, o curso de Gastronomia da UniNorte, abriu as portas no último sábado (28) e recebeu imigrantes venezuelanos para mostrar um pouco mais da culinária amazonense, a fim de torna-los mais próximos à nossa sociedade.

Com o projeto denominado Daburuci: quando a união reflete na sociedade, foi possível realizar a troca de conhecimento e cultura gastronômica, através da oficina sobre a culinária Amazônica e culinária Venezuelana. Os alunos do curso de Gastronomia ensinaram aos imigrantes a produção de um prato típico da culinária amazonense: Pirarucu de Casaca e os imigrantes ensinaram aos alunos a produzir Arepas. O projeto busca tornar melhor a fase de adaptação dos refugiados, os familiarizando e acolhendo através do alimento e foca também na sustentabilidade gastronômica, que se reflete no uso de alimentos regionais, onde os produtores locais são beneficiados, assim como o aproveitamento integral dos alimentos, para evitar o desperdício.

Dabucuri

É uma cerimônia de oferecimento de alimentos, produtos artesanais e conhecimento realizada por grupos indígenas da região do alto Rio Negro. Nestas ocasiões os oferecedores se dirigem à aldeia do grupo que será ofertado, munidos de grandes quantidades de peixes, frutas silvestres ou produtos artesanais, como cestos, balaios e tipitis; enquanto os anfitriões os recebem com a maior quantidade possível de caxiri.

O que se espera é que a oferta seja posteriormente retribuída, fortalecendo, assim, as relações de reciprocidade e aliança.