Dia dos Pais: a influência da presença paterna na formação dos filhos

  • Compartilhar
Quarta-feira, 07 de Agosto de 2024 às 10h53

Profissional da Psicologia destaca como pais e filhos podem se relacionar

O Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto, busca reconhecer e celebrar a importância deles na vida dos filhos. Mais do que uma mera comemoração, essa data destaca o impacto significativo da presença paterna na formação emocional e psicológica das crianças.

Estudos mostram que pais engajados podem promover um desenvolvimento emocional mais equilibrado, maior autoestima e melhor desempenho acadêmico. A interação positiva entre eles e os filhos contribui para o estabelecimento de relações saudáveis e a formação de um ambiente estimulante.

“Pais que participam ativamente da vida de seus filhos ajudam a construir uma base sólida de segurança e autoestima. A companhia e o envolvimento deles não apenas afetam o bem-estar emocional das crianças, mas também influenciam as habilidades sociais e acadêmicas delas”, explica a responsável técnica da Clínica-Escola de Psicologia da UNINORTE, Alcilene Moreira.

A presença do pai pode ter diferentes impactos, dependendo da qualidade da interação. Genitores envolvidos de forma positiva e afetuosa proporcionam um modelo de comportamento e uma rede de apoio que influencia diretamente no desenvolvimento da criança.

 

Conheça a Clínica-Escola de Psicologia da UNINORTE

Localizada na Av. Getúlio Vargas, Centro, a Clínica-Escola de Psicologia da UNINORTE oferece o serviço de psicoterapia individual e escuta emergencial para o público interno e externo (crianças a partir de sete anos e adultos até 70 anos). O atendimento tem uma taxa simbólica e pode ser marcado pelo WhatsApp (92) 3212-5169 ou presencialmente na unidade.