Curso de Estética da UniNorte apresenta novidades na sua matriz curricular

  • Compartilhar
Sexta-feira, 18 de Julho de 2014 às 10h24

O curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da UniNorte em 2014 está com uma proposta de diferenciação no contexto de adequação de sua matriz curricular, inserindo a  “Dermopigmentação” como mais uma matéria no currículo. Nessa mudança, os alunos terão aula de maquiagem definitiva bem como a dermopigmentação paramédica, onde passarão a trabalhar a reconstituição de coloração de mamilo em mulheres que passaram por mastectomia total.

Esse trabalho está sendo implantado na tentativa de incluir o profissional de Estética no contexto relevante do que é fazer estética no ambiente de saúde. “Quando uma mulher passa por uma mastectomia total, ela perde o mamilo, que posteriormente é reconstituído por um cirurgião plástico, porém não é possível com a cirurgia dar a mesma coloração característica do mamilo a não ser por essa técnica de coloração que agora está sendo implantada, também, no curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da UniNorte”, comenta a coordenadora do curso, professora Dayana Mejia.

Sabe-se que as terapias de “spa” estão cada vez mais em evidência em todas as parte do mundo, seja massagem, técnicas de relaxamento, cromoterapia, aromoterapia e muitas outras formas. É de conhecimento que nessas terapias são usados produtos cosméticos como óleos, cremes, entre outros produtos e o que o curso de Estética da UniNorte traz como diferencial nessas terapias, é uma valorização e priorização para produtos amazônicos, ou seja, biocosméticos 100% naturais produzidos na própria região e de forma artesanal.

Uma outra proposta do curso é a “maquiagem social e visagismo” como uma visão diferenciada do que é o equilíbrio da imagem.  Pode-se dizer que é um processo de adaptação e acompanhamento de mulheres em tratamento de câncer e mulheres escalpeladas, e essa proposta está inclusa do contexto de ações sociais do curso.

O visagismo entra no conceito de equilíbrio da imagem que é justamente para pessoas, especialmente mulheres, que perderam as sobrancelhas, têm uma lesão de face, de pele, alopecia ou outros tipos de desequilíbrios da imagem. Nesse contexto, é inserida a maquiagem social na reconstituição de sobrancelhas, de pigmentação das lesões como vitiligo, fazendo com que isso proporcione uma melhoria da imagem pessoal e por conseguinte melhora a autoestima que é um dos elementos mais relevantes nesse tratamento, especialmente pela vaidade feminina.