Famílias carentes recebem alimentos do Projeto Logística Reversa da UniNorte

  • Compartilhar
Segunda-feira, 19 de dezembro de 2016 às 18h27

projeto logística reversa

Mais de 8 toneladas de alimentos coletados e triados foram distribuídos no sábado, 17.12, para 130 famílias carentes cadastradas pelo projeto de Logística Reversa e Solidariedade, do curso de Logística do Centro Universitário do Norte (UniNorte), integrante da rede internacional de universidades Laureate.

Esta foi a quinta coleta seletiva do projeto que começou no primeiro semestre deste ano e contou com a parceria da Central de Abastecimentos de Manaus (Ceasa) e de empresas de Transporte. O projeto partiu da disciplina de Logística, do professor Carlos Henrique, a partir da identificação de alimentos bons para o consumo, mas que são desperdiçados nas feiras de Manaus. Os alunos fazem a coleta dos alimentos e os distribuem para famílias carentes, previamente cadastradas.

projeto logística reversa

A estudante do 2º período de Logística, Luciana dos Reis Sousa, 28, disse que é gratificante poder ajudar, a partir de um projeto acadêmico, pessoas que estão precisando. “Conhecemos pessoas que comeram uva pela primeira vez porque estavam cadastradas no projeto. São situações que você nem pode imaginar, mas são reais”, avalia Luciana.

projeto logística reversa

De acordo com a estudante, há o tempo de comercialização dos produtos e também a qualidade deles. Os feirantes sabem que não terão tempo hábil de vender todos os alimentos, mas ao invés de jogarem fora, destinam a quem precisa. Do mesmo modo, eles separam frutas ou legumes com tamanhos menores, que tradicionalmente não seriam escolhidos pelo consumidor, e destinam ao projeto.

“O importante é que são alimentos bons para o consumo e que seriam jogados fora”, ressalta Luciana. Nesta coleta, foram triados melão, pera, maçã, manga e cenoura.