Ferramentas ativas dão autonomia e criatividade para alunos

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Quinta-feira, 30 de Julho de 2020 às 17h13

Metodologia será tema de uma das palestras do I Congresso Nacional de Aprendizagem do Ser Educacional

A suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus trouxe desafios para professores e estudantes, que precisaram se adaptar a novas formas de aprender e ensinar além da sala de aula tradicional. Para encarar esse desafio, as metodologias ativas de ensino são fundamentais, pois trazem o aluno para o centro da construção do seu conhecimento.

“As ferramentas ativas são atividades utilizadas em metodologias ativas de ensino, como mapas conceituais, caça-palavras, gamificação, entre outras. Com ela, o aluno consegue desenvolver competências e habilidades a partir da criatividade e aplicação do conhecimento”, explica a professora da Escola de Exatas da UniNorte – Centro Universitário do Norte e especialista em educação à distância, Karla Nunes.

De acordo com a docente, o uso dessas ferramentas em sala de aula desenvolve as habilidades dos alunos, que se tornam mais autônomos e criativos. “O professor passa a realizar a mentoria das atividades dos alunos, e os estudantes conseguem evoluir na tomada de decisões, arcabouço teórico, leitura, interpretação e escrita”, diz Karla.

Apesar de não ser novidade, as metodologias ativas de ensino ganharam mais atenção durante o período da pandemia. “Na UniNorte, por exemplo, a adaptação das ferramentas ativas já era realizada, mas a pandemia trouxe desafios relacionados a mudança de comportamento do aluno, evoluindo de uma postura passiva para uma iniciativa mais ativa na aquisição do conhecimento”, afirma a docente.

Congresso

Para discutir essa metodologia, assim como o panorama atual da situação e o futuro da Educação, o grupo Ser Educacional, mantenedor da UniNorte, realiza o 1º Congresso Nacional de Aprendizagem. O evento terá como tema a “Relação entre Educação, Ensino e Aprendizagem como caminho para o Desenvolvimento Social”. Durante as palestras, os convidados irão debater temas como “Inovação e inclusão na educação superior”, “O modelo de ensino híbrido”, “O papel do docente na retenção de alunos”, “Os avanços do Ensino a Distância”, entre outros.

O Congresso ocorre nos dias 31 de julho e 1º de agosto, de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do Portal LeiaJá no Youtube. Para se inscrever, basta acessar eventos.sereduc.com/eventos-online.