Finalistas de Ciência da Computação ganharam 1º lugar no CBIE

  • Compartilhar
Quinta-feira, 17 de Novembro de 2016 às 09h21

Ciência da computação

Os finalistas de Ciência da Computação, Ricartty Martins, Ronaldo Reis, orientados pela professora Anna Beatriz Marques conquistaram o 1º lugar no 22º Workshop de Informática na Escola (WIE), integrante do 5º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). O artigo é sobre a “Inserção da programação no ensino fundamental: Uma análise do jogo Labirinto Clássico da Code.org através de um modelo de avaliação de jogos educacionais”. O evento ocorreu nos dias 24 a 27 outubro, em Uberlândia, Minas Gerais.

O artigo defendido por eles, tem como ideia central avaliar um jogo educacional digital que ensina conceitos de computação para crianças, como por exemplo, programação de computadores. “Percebemos que a plataforma Code.org é utilizada mundialmente como ferramenta para inclusão do ensino de programação desde o ensino básico, mas não possuía nenhum estudo que comprovasse a eficácia dos jogos”, ressaltou Ricartty.

Com o tema, eles abriram uma discussão quanto ao desenvolvimento de iniciativas nas escolas do Brasil, pois no país existe um grande déficit de profissionais na área, e principalmente, com habilidades para desenvolver o ensino de programação para crianças.

O trabalho teve a orientação da professora MSc. Anna Beatriz Marques, que foi a incentivadora para o desenvolvimento do artigo. Ricartty conta que ele e Ronaldo são ouvintes do Nerdcast, um podcast que fala do universo nerd e cultura pop, em um dos programas eles conheceram a plataforma e logo tiveram interesse em utilizar os jogos para conhecer de perto a proposta.

Após algumas semanas, os alunos decidiram fazer o trabalho de conclusão do curso sobre o tema. “E aí surgiu a ideia de utilizar a plataforma como ferramenta de ensino de programação e avaliar a eficácia dela, já que é uma das mais conhecidas para esse fim”, afirmou Ricartty.

Momento de surpresa, essa foi a sensação que Ricartty disse ter sentido junto com a equipe na hora que ganharam. “Foi uma grande alegria e uma enorme surpresa, a princípio não tínhamos a pretensão de receber o prêmio de melhor artigo da trilha, pois a aceitação do trabalho no evento já tinha sido um grande orgulho pra gente. Mas quando leram o título do nosso trabalho e os nossos nomes tivemos uma felicidade enorme, rsrs”, destacou.

Confira o trabalho da equipe, clique aqui.