Tecnologia em Gestão Comercial
O profissional de Gestão Comercial articula e decide sobre as vendas em negócios diversos. Realiza estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária. Elabora análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado. Planeja pesquisas de mercado. Desenvolve relacionamentos pós-venda com clientes. Gerencia sistemas de informações comerciais. Define métodos de formação de preços, considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente. Gerencia a área comercial de uma organização. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
Campo de atuação
Empresas de beneficiamento de bens de consumo e industriais. Empresas de comercialização de insumos. Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Empresas prestadoras de serviços de consumo final. Empresas varejistas, atacadistas e de representação comercial. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Ocupações CBO associadas
1233-05 – Diretor comercial.
1423-05 – Gerente técnico comercial.
1423-05 – Gerente comercial.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por objetivo formar profissionais éticos capazes de atuar na gestão e operação de atividades do comércio, no segmento de varejo, atacado, representações e serviços de pequeno, médio e grande porte, buscando resultados que venham a contribuir para uma melhor racionalização, organização e funcionamento organizacional, sob os critérios do desenvolvimento com sustentabilidade e do respeito à diversidade em suas diferentes expressões.
Duração: 2 anos
Turnos oferecidos: Noturno
Turnos oferecidos: Matutino
| Período | Carga Horária |
| 1° Período | |
| Comunicação e Expressão | 60h |
| Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade | 60h |
| Economia e Mercado Global | 60h |
| Fundamentos Contábeis | 60h |
| Pesquisa de Mercado | 60h |
| Teorias da Administração | 60h |
| 2° Período | Carga Horária |
| Análise das Demonstrações Financeiras e Bancárias | 60h |
| Direito Empresarial | 60h |
| Estretégias de Gestão e Organização Empresarial | 60h |
| Evolução do Pensamento em Administração | 60h |
| Matemática Financeira | 60h |
| Tópicos Integradores I (Gestão Comercial) | 60h |
| 3° Período | Carga Horária |
| Administração de Marketing | 60h |
| Empreendedorismo | 60h |
| Ética e Cidadania | 60h |
| Fundamentos de Estatística | 60h |
| Gestão de Estoque | 60h |
| Gestão de Sistemas de Informação | 60h |
| Gestão Financeira | 60h |
| 4° Período | Carga Horária |
| Gestão Operacional de Lojas | 80h |
| Liderança e Desenvolvimento de Equipes | 60h |
| Marketing de Varejo e Serviços | 60h |
| Negociação Comercial e Negócios Eletrônicos | 80h |
| Psicologia e Comportamento nas Organizações | 60h |
| Responsabilidade Socioambiental | 60h |
| Tópicos Integradores II (Gestão Comercial) | 60h |
| Disciplinas Optativas | Carga Horária |
| Introdução À EAD | 20h |
| Língua Brasileira de Sinais – Libras (Optativa) | 60h |
| Optativa I | 60h |
| Optativa II | 60h |