Tecnologia em Gestão Comercial
O profissional de Gestão Comercial articula e decide sobre as vendas em negócios diversos. Realiza estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária. Elabora análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado. Planeja pesquisas de mercado. Desenvolve relacionamentos pós-venda com clientes. Gerencia sistemas de informações comerciais. Define métodos de formação de preços, considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente. Gerencia a área comercial de uma organização. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
Campo de atuação
Empresas de beneficiamento de bens de consumo e industriais. Empresas de comercialização de insumos. Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Empresas prestadoras de serviços de consumo final. Empresas varejistas, atacadistas e de representação comercial. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Ocupações CBO associadas
1233-05 – Diretor comercial.
1423-05 – Gerente técnico comercial.
1423-05 – Gerente comercial.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por objetivo formar profissionais éticos capazes de atuar na gestão e operação de atividades do comércio, no segmento de varejo, atacado, representações e serviços de pequeno, médio e grande porte, buscando resultados que venham a contribuir para uma melhor racionalização, organização e funcionamento organizacional, sob os critérios do desenvolvimento com sustentabilidade e do respeito à diversidade em suas diferentes expressões.
Duração: 2 anos
Turnos oferecidos: Noturno
Turnos oferecidos: Matutino
Período | Carga Horária |
1° Período | |
Comunicação e Expressão | 60h |
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade | 60h |
Economia e Mercado Global | 60h |
Fundamentos Contábeis | 60h |
Pesquisa de Mercado | 60h |
Teorias da Administração | 60h |
2° Período | Carga Horária |
Análise das Demonstrações Financeiras e Bancárias | 60h |
Direito Empresarial | 60h |
Estretégias de Gestão e Organização Empresarial | 60h |
Evolução do Pensamento em Administração | 60h |
Matemática Financeira | 60h |
Tópicos Integradores I (Gestão Comercial) | 60h |
3° Período | Carga Horária |
Administração de Marketing | 60h |
Empreendedorismo | 60h |
Ética e Cidadania | 60h |
Fundamentos de Estatística | 60h |
Gestão de Estoque | 60h |
Gestão de Sistemas de Informação | 60h |
Gestão Financeira | 60h |
4° Período | Carga Horária |
Gestão Operacional de Lojas | 80h |
Liderança e Desenvolvimento de Equipes | 60h |
Marketing de Varejo e Serviços | 60h |
Negociação Comercial e Negócios Eletrônicos | 80h |
Psicologia e Comportamento nas Organizações | 60h |
Responsabilidade Socioambiental | 60h |
Tópicos Integradores II (Gestão Comercial) | 60h |
Disciplinas Optativas | Carga Horária |
Introdução À EAD | 20h |
Língua Brasileira de Sinais – Libras (Optativa) | 60h |
Optativa I | 60h |
Optativa II | 60h |