Home » Graduação » Cursos » Escola de Ciências da Saúde » Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

A profissão de Biólogo foi regulamentada pela Lei nº 6.682/1979 para atuar, em diversas áreas do conhecimento ligados à Biologia. Além de atuar na educação como licenciado o Biólogo também pode atuar em três grandes áreas:

Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde; e Biotecnologia e Produção. As atribuições e áreas de atuação estão estabelecidas no art. 2º da Lei nº 6.684/79, e nas resoluções nº10/2003, Áreas do Conhecimento do Biólogo, e nº 227/2010, Áreas de Atuação do Biólogo.

O profissional poderá atuar em institutos de pesquisas, instituições de ensino, parques e reservas ecológicas, órgãos de saneamento e preservação do meio ambiente, secretarias e fundações de meio ambiente e de Ciência e Tecnologia, empresas de consultoria, zoológicos, museus, herbários, biotérios, laboratórios, indústrias de alimentos, fertilizantes, biocidas, lacticínios etc.

•    Bioinformática: Envolve as técnicas computacionais aplicadas ao estudo de sistemas biológicos. Busca oferecer uma percepção multidisciplinar da área, abordando tanto aspectos relacionados à sequências de nucleotídeos e aminoácidos quanto à estrutura e dinâmica de proteínas e outras moléculas.

•    Biologia de organismos aquáticos: Pesquisar o cultivo, a reprodução e o beneficiamento de animais e organismos no mar ou em água doce.

•    Biologia molecular: Estudo da Biologia em nível molecular, com especial foco no estudo da estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas.

•    Controle de pragas e vetores: planejar e aplicar técnicas para controlar a transmissão de doenças entre animais e diminuir o impacto de pragas em lavouras.

•    Ensino: Os licenciados em Biologia podem lecionar em escolas dos ensinos fundamental e médio. Os bacharéis, em universidades.  A docência no nível superior é diretamente associada à pós-graduação, strictu sensu ou lato sensu. Ambos podem, ainda, desenvolver ações educativas em museus e unidades de conservação.

•    Genética e Biotecnologia: Criar, manipular, reproduzir e estudar organismos em laboratório, buscando compreender seus processos fisiológicos e genéticos. Fazer o melhoramento genético de espécies. Pesquisar a utilização de microrganismos na produção de medicamentos e alimentos. Realizar exames para o diagnóstico de doenças genéticas ou a determinação da paternidade, com base na análise de DNA.

•    Gerenciamento costeiro: administrar o uso do mar e do solo em regiões costeiras, com o objetivo de minimizar o impacto na biodiversidade e preservar a qualidade de vida na região.

•    Meio ambiente: atuar em órgãos públicos, ONGs, parques e reservas ecológicas, promovendo programas de preservação ambiental, fazendo o levantamento de populações de animais e vegetais, elaborando relatórios de impacto ambiental e recuperando ambientes degradados.

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UniNorte tem como objetivo assegurar a formação de professores capazes de possibilitar a democratização de conhecimentos a partir de uma perspectiva socioambiental que favoreça a participação do cidadão consciente da necessidade de agir com responsabilidade em benefício da conservação da biodiversidade. Com a devida vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais a formação dos licenciados deverá favorecer uma concepção de ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.

Duração:  04 anos

Turnos oferecidos: Matutino e noturno

Coordenador (a): Eliane Carvalho dos Santos

A Dra. Eliane Carvalho dos Santos é Bióloga, graduanda em Direito, Especialista em Microbiologia, Mestre em Genética Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Atuou na Universidade Estadual do Amazonas-UEA nos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Biotecnologia, ministrando as disciplinas de genética e Bioinformática básica. No Instituto Federal do Amazonas- IFAM ministrou aula no módulo do PARFOR na disciplina Zoologia I. É docente do Centro Universitário do Norte desde 2015, atuando em 10 dos 14 cursos da Escola de Ciências da Saúde. Em sua trajetória na instituição, atuou como apoio à coordenação dos cursos de Estética, Nutrição, Enfermagem e Ciências Biológicas, compondo o NDE dos respectivos cursos, foi ainda representante CPA da Escola de Saúde na Instituição. Atualmente é Líder de Qualidade Acadêmica da Escola de Ciências da Saúde e coordenadora de Ciências Biológicas. Na UniNorte atua ainda como pesquisadora desenvolvendo projetos de iniciação científica com Biotecnologia e Microbiologia. Tem experiência na área de Biotecnologia, Genética Molecular, Microbiologia, e Bioinformática, atuando principalmente na área de Engenharia Genética.

O curso de Graduação em Ciências Biológicas modalidade licenciatura tem como objetivo principal formar professores para o ensino fundamental e médio diferenciados. Diferenciados no sentido de serem mais que professores educadores ambientais. Educadores engajados com a comunidade na qual vivem, participando ativamente depois de formados como agentes dinamizadores da construção da formação de cidadãos éticos, responsáveis e capazes de pensar e realizar um modelo de desenvolvimento sustentável para a região norte.

Confira: Guia de Curso- Uninorte Ciências Biológicas

Portaria: PORTARIA Nº 914, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2018 REC. RENOV. LIC CIENCIAS BIOLOGICAS

1° PeríodoCarga horária
Aspectos Sócio-Antropológicos60h
Comunicação e Expressão60h
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade60h
Filosofia da Educação60h
Introdução Ao Ensino de Ciências60h
Políticas Públicas e Educação60h
2° PeríodoCarga horária
Didática60h
Educação em Direitos Humanos60h
Língua Brasileira de Sinais – Libras60h
Organização e Legislação da Educação60h
Psicologia da Aprendizagem60h
Tecnologia da Informação no Ensino de Ciências60h
3° PeríodoCarga horária
Anatomia Humana60h
Ecologia Geral40h
Fisiologia Humana60h
Fundamentos de Física e Matemática60h
Fundamentos de Química Orgânica e Inorgânica60h
Genética Básica60h
Metodologia da Pesquisa60h
4° PeríodoCarga horária
Biofísica60h
Bioquímica60h
Biossegurança60h
Citologia e Embriologia60h
Ética e Cidadania60h
Histologia Humana60h
Tópicos Integradores I (Ciências Biológicas)40h
5° PeríodoCarga horária
Biologia Celular e Molecular60h
Biologia de Invertebrados: Protozoa a Annelida60h
Biologia e Taxonomia de Criptógamos60h
Empreendedorismo60h
Epidemiologia, Meio Ambiente e Saúde Pública40h
Estágio Supervisionado I (Ciências Biológicas)100h
Prática de Ensino em Biologia40h
Vertebrados: de Cordados a Não-Amniotas60h
6° PeríodoCarga horária
Biologia de Invertebrados: Arthropoda a Equinodermata60h
Biologia e Taxonomia de Fanerógamos40h
Estágio Supervisionado II (Ciências Biológicas)100h
Geologia e Paleontologia60h
Microbiologia e Imunologia60h
Parasitologia Humana e Animal60h
Responsabilidade Socioambiental60h
Vertebrados: Aves a Mamíferos60h
7°PeríodoCarga horária
Educação Ambiental40h
Estágio Supervisionado III (Ciências Biológicas)100h
Genética de Populações e Evolução60h
Sistemática Filogenética e Biogeografia60h
Trabalho de Conclusão de Curso I (Ciências Biológicas)40h
8° PeríodoCarga horária
Ecologia de Populações e Comunidades60h
Estágio Supervisionado IV (Ciências Biológicas)100h
Tópicos Integradores II (Ciências Biológicas – Licenciatura)60h
Trabalho de Conclusão de Curso II (Ciências Biológicas)40h