Home » Graduação » Cursos » Escola de Ciências da Saúde » Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

A profissão de Biólogo foi regulamentada pela Lei nº 6.682/1979 para atuar, em diversas áreas do conhecimento ligados à Biologia. Além de atuar na educação como licenciado o Biólogo também pode atuar em três grandes áreas:

Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde; e Biotecnologia e Produção. As atribuições e áreas de atuação estão estabelecidas no art. 2º da Lei nº 6.684/79, e nas resoluções nº10/2003, Áreas do Conhecimento do Biólogo, e nº 227/2010, Áreas de Atuação do Biólogo.

O profissional poderá atuar em institutos de pesquisas, instituições de ensino, parques e reservas ecológicas, órgãos de saneamento e preservação do meio ambiente, secretarias e fundações de meio ambiente e de Ciência e Tecnologia, empresas de consultoria, zoológicos, museus, herbários, biotérios, laboratórios, indústrias de alimentos, fertilizantes, biocidas, lacticínios etc.

•    Bioinformática: Envolve as técnicas computacionais aplicadas ao estudo de sistemas biológicos. Busca oferecer uma percepção multidisciplinar da área, abordando tanto aspectos relacionados à sequências de nucleotídeos e aminoácidos quanto à estrutura e dinâmica de proteínas e outras moléculas.

•    Biologia de organismos aquáticos: Pesquisar o cultivo, a reprodução e o beneficiamento de animais e organismos no mar ou em água doce.

•    Biologia molecular: Estudo da Biologia em nível molecular, com especial foco no estudo da estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas.

•    Controle de pragas e vetores: planejar e aplicar técnicas para controlar a transmissão de doenças entre animais e diminuir o impacto de pragas em lavouras.

•    Ensino: Os licenciados em Biologia podem lecionar em escolas dos ensinos fundamental e médio. Os bacharéis, em universidades.  A docência no nível superior é diretamente associada à pós-graduação, strictu sensu ou lato sensu. Ambos podem, ainda, desenvolver ações educativas em museus e unidades de conservação.

•    Genética e Biotecnologia: Criar, manipular, reproduzir e estudar organismos em laboratório, buscando compreender seus processos fisiológicos e genéticos. Fazer o melhoramento genético de espécies. Pesquisar a utilização de microrganismos na produção de medicamentos e alimentos. Realizar exames para o diagnóstico de doenças genéticas ou a determinação da paternidade, com base na análise de DNA.

•    Gerenciamento costeiro: administrar o uso do mar e do solo em regiões costeiras, com o objetivo de minimizar o impacto na biodiversidade e preservar a qualidade de vida na região.

•    Meio ambiente: atuar em órgãos públicos, ONGs, parques e reservas ecológicas, promovendo programas de preservação ambiental, fazendo o levantamento de populações de animais e vegetais, elaborando relatórios de impacto ambiental e recuperando ambientes degradados.

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UniNorte tem como objetivo assegurar a formação de professores capazes de possibilitar a democratização de conhecimentos a partir de uma perspectiva socioambiental que favoreça a participação do cidadão consciente da necessidade de agir com responsabilidade em benefício da conservação da biodiversidade. Com a devida vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais a formação dos licenciados deverá favorecer uma concepção de ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.

Duração:  04 anos

Turnos oferecidos: Matutino e noturno

Coordenador (a): Amanda Shirleia Pinheiro Boeira

Amanda Shirleia Pinheiro Boeira é Bióloga, formada pela Universidade Federal do Amazonas, Mestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia em Botânica. Atuou como professora no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) realizado pela Universidade Federal do Amazonas nas disciplinas Morfologia e Taxonomia de Criptogamos e Vertebrados II. É docente do Centro Universitário do Norte desde 2009, atuando em 06 dos 13 cursos da Escola de Ciências da Saúde. Também foi representante CPA da Escola de Saúde na Instituição em 2019. Atualmente é coordenadora e Professora do curso de Ciências Biológicas, e também orientadora de Projetos de Conclusão de Curso.

O curso de Graduação em Ciências Biológicas modalidade licenciatura tem como objetivo principal formar professores para o ensino fundamental e médio diferenciados. Diferenciados no sentido de serem mais que professores educadores ambientais. Educadores engajados com a comunidade na qual vivem, participando ativamente depois de formados como agentes dinamizadores da construção da formação de cidadãos éticos, responsáveis e capazes de pensar e realizar um modelo de desenvolvimento sustentável para a região norte.

Confira: Guia de Curso- Uninorte Ciências Biológicas

Portaria: PORTARIA Nº 914, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2018 REC. RENOV. LIC CIENCIAS BIOLOGICAS

1° PeríodoCarga horária
Aspectos Sócio-Antropológicos60h
Comunicação e Expressão60h
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade60h
Filosofia da Educação60h
Introdução Ao Ensino de Ciências60h
Políticas Públicas e Educação60h
2° PeríodoCarga horária
Didática60h
Educação em Direitos Humanos60h
Língua Brasileira de Sinais – Libras60h
Organização e Legislação da Educação60h
Psicologia da Aprendizagem60h
Tecnologia da Informação no Ensino de Ciências60h
3° PeríodoCarga horária
Anatomia Humana60h
Ecologia Geral40h
Fisiologia Humana60h
Fundamentos de Física e Matemática60h
Fundamentos de Química Orgânica e Inorgânica60h
Genética Básica60h
Metodologia da Pesquisa60h
4° PeríodoCarga horária
Biofísica60h
Bioquímica60h
Biossegurança60h
Citologia e Embriologia60h
Ética e Cidadania60h
Histologia Humana60h
Tópicos Integradores I (Ciências Biológicas)40h
5° PeríodoCarga horária
Biologia Celular e Molecular60h
Biologia de Invertebrados: Protozoa a Annelida60h
Biologia e Taxonomia de Criptógamos60h
Empreendedorismo60h
Epidemiologia, Meio Ambiente e Saúde Pública40h
Estágio Supervisionado I (Ciências Biológicas)100h
Prática de Ensino em Biologia40h
Vertebrados: de Cordados a Não-Amniotas60h
6° PeríodoCarga horária
Biologia de Invertebrados: Arthropoda a Equinodermata60h
Biologia e Taxonomia de Fanerógamos40h
Estágio Supervisionado II (Ciências Biológicas)100h
Geologia e Paleontologia60h
Microbiologia e Imunologia60h
Parasitologia Humana e Animal60h
Responsabilidade Socioambiental60h
Vertebrados: Aves a Mamíferos60h
7°PeríodoCarga horária
Educação Ambiental40h
Estágio Supervisionado III (Ciências Biológicas)100h
Genética de Populações e Evolução60h
Sistemática Filogenética e Biogeografia60h
Trabalho de Conclusão de Curso I (Ciências Biológicas)40h
8° PeríodoCarga horária
Ecologia de Populações e Comunidades60h
Estágio Supervisionado IV (Ciências Biológicas)100h
Tópicos Integradores II (Ciências Biológicas – Licenciatura)60h
Trabalho de Conclusão de Curso II (Ciências Biológicas)40h