Home » Graduação » Cursos » Escola de Ciências da Saúde » Educação Física – Bacharelado

Educação Física – Bacharelado

O mercado de trabalho

Saiba desde já: o profissional que tem curso superior em Educação Física vai encontrar diversas oportunidades no mercado de trabalho. Ele pode trabalhar com orientação de atividades físicas em academias de ginástica, clubes e clínicas, por exemplo. Também é possível atuar como personal trainer ou até abrir um negócio próprio.

Em geral, a remuneração é satisfatória, variando de acordo com o nicho de mercado em que o profissional resolve atuar.

As áreas de atuação

Mas atenção: se você pensa que a atuação do profissional de educação física se resume a academias está enganado! Como até já citamos, é possível migrar para vários outros setores.

Você gosta de esportes radicais? Nesse caso, o setor turístico pode ser a escolha ideal, incluindo desde atividades de entretenimento em hotéis até o acompanhamento de exercícios físicos ao ar livre. Passeios em cavernas, montanhismo e trilhas também são ótimas opções, trabalhando o condicionamento físico e a promoção do turismo ecológico ao mesmo tempo.

O acompanhamento físico voltado para grupos especiais, como idosos, pessoas com deficiências físicas ou mentais e gestantes também é um campo que está em alta para o graduado em Educação Física.

Além disso, ainda é possível atuar como personal trainer, seja em academias, orientando treinamentos individualizados, ou como profissional contratado por um determinado cliente para fazer seu acompanhamento em outros espaços. Confira mais opções abaixo:

Clientes Especiais

Acompanhamento físico a grupos especiais, como idosos, deficientes físicos ou mentais, gestantes, doentes, crianças com deficiência, cardíacos etc.

Clínicas e Hospitais

Clínicas de fisioterapia, postos de saúde e hospitais, auxiliando no tratamento de pacientes com problemas musculares.

Ensino

Ministrar cursos para empresas, auxiliar em aulas em clubes, academias, associações esportivas , treinar equipes esportivas e etc.

Personal Trainer

Em academias, como profissional contratado pela academia para ministrar treinamentos individualizados ou como profissional contratado por um determinado cliente que solicita autorização da academia para que possa se exercitar acompanhado por um profissional não integrante dos quadros da academia.

Turismo

Desde atividades de entretenimento em hotéis até acompanhamento de exercícios físicos ao ar livre. Podendo estender suas atividades para passeios em cavernas, montanhismo, trilhas etc. A finalidade é trabalhar o condicionamento físico em paralelo com o turismo ecológico.

Anda pensando em cursar uma faculdade, mas não sabe bem que caminho seguir? Já cogitou diversos cursos e faculdades, mas ainda não chegou a uma conclusão definitiva? Pois estamos aqui para ajudar. Que tal começar sabendo mais sobre a graduação em Educação Física na UniNorte?

Nosso estabelecimento de ensino oferece cursos em diversas modalidades, conta com horários flexíveis e custo acessível. Além disso, a UniNorte tem certificação internacional e oferece total apoio aos estudantes quando chega o momento de buscar um estágio ou mesmo um emprego.

Continue a leitura para saber mais sobre o curso de Educação Física, aproveitando para conhecer também os principais diferenciais oferecidos pela UniNorte!

 

O curso e o perfil dos estudantes

A UniNorte oferece a graduação em Educação Física nas opções de licenciatura e bacharelado. As principais diferenças entre elas estão na área de atuação e no currículo.

O bacharel, por sua vez, vai trabalhar em esferas ligadas ao treinamento, em academias ou coordenando atividades ao ar livre, por exemplo.

Já em relação ao perfil dos estudantes, gostar de esportes, ter o hábito de praticar atividades físicas e ser adepto de uma alimentação balanceada não são as únicas características que devem ser observadas em quem pretende cursar a faculdade de Educação Física.

É preciso lembrar que nem todos se exercitam porque gostam. Muitas vezes, isso se dá por motivos relacionados à saúde ou simplesmente por fazer parte da grade curricular, já que é disciplina obrigatória na Educação Básica, por exemplo. Sem contar que algumas pessoas podem preferir uma determinada atividade em detrimento de outra, não é verdade?

Assim, além do que já foi citado, é indispensável ao futuro profissional ter facilidade para socializar, ser paciente, conhecer as diversas modalidades de exercícios existentes e focar realmente na saúde das pessoas. E aí, você tem os requisitos necessários?

 

Duração: 4 anos

Coordenador (a): Profª ESTELA AITE MONEGO