Home » Graduação » Cursos » Escola de Ciências da Saúde » Educação Física – Licenciatura

Educação Física – Licenciatura

O mercado de trabalho

Saiba desde já: o profissional que tem curso superior em Educação Física vai encontrar diversas oportunidades no mercado de trabalho. Ele pode trabalhar como professor em escolas, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Em geral, a remuneração é satisfatória, variando de acordo com o nicho de mercado em que o profissional resolve atuar.

As áreas de atuação

Mas atenção: se você pensa que a atuação do profissional de educação física se resume a escolas está enganado! Como até já citamos, é possível migrar para vários outros setores.

Você gosta de esportes radicais? Nesse caso, o setor turístico pode ser a escolha ideal, incluindo desde atividades de entretenimento em hotéis até o acompanhamento de exercícios físicos ao ar livre. Passeios em cavernas, montanhismo e trilhas também são ótimas opções, trabalhando o condicionamento físico e a promoção do turismo ecológico ao mesmo tempo.

O acompanhamento físico voltado para grupos especiais, como idosos, pessoas com deficiências físicas ou mentais e gestantes também é um campo que está em alta para o graduado em Educação Física.

Anda pensando em cursar uma faculdade, mas não sabe bem que caminho seguir? Já cogitou diversos cursos e faculdades, mas ainda não chegou a uma conclusão definitiva? Pois estamos aqui para ajudar. Que tal começar sabendo mais sobre a graduação em Educação Física na UniNorte?

Nosso estabelecimento de ensino oferece cursos em diversas modalidades, conta com horários flexíveis e custo acessível. Além disso, a UniNorte tem certificação internacional e oferece total apoio aos estudantes quando chega o momento de buscar um estágio ou mesmo um emprego.

Continue a leitura para saber mais sobre o curso de Educação Física, aproveitando para conhecer também os principais diferenciais oferecidos pela UniNorte!

O curso e o perfil dos estudantes

A UniNorte oferece a graduação em Educação Física nas opções de licenciatura e bacharelado. As principais diferenças entre elas estão na área de atuação e no currículo.

Na licenciatura, o profissional vai atuar, basicamente, no ambiente escolar, como professor de Educação Física em escolas ou como recreador em outros espaços.

Já em relação ao perfil dos estudantes, gostar de esportes, ter o hábito de praticar atividades físicas e ser adepto de uma alimentação balanceada não são as únicas características que devem ser observadas em quem pretende cursar a faculdade de Educação Física.

É preciso lembrar que nem todos se exercitam porque gostam. Muitas vezes, isso se dá por motivos relacionados à saúde ou simplesmente por fazer parte da grade curricular, já que é disciplina obrigatória na Educação Básica, por exemplo. Sem contar que algumas pessoas podem preferir uma determinada atividade em detrimento de outra, não é verdade?

Assim, além do que já foi citado, é indispensável ao futuro profissional ter facilidade para socializar, ser paciente, conhecer as diversas modalidades de exercícios existentes e focar realmente na saúde das pessoas. E aí, você tem os requisitos necessários?

Duração:  04 anos

Turnos oferecidos: Matutino, Vespertino e Noturno

Coordenador: Rogério Marchioretto

 

 

Os cursos de Pós-Graduação na área

Na UniNorte você  conta com vários cursos de Pós-Graduação para complementar sua formação. Veja:

  • Educação Física Escolar: possibilita aos profissionais relacionar as teorias a práticas pedagógicas, considerando aspectos como a pluralidade cultural e inclusão no processo educativo;
  • Avaliação e Prescrição de Exercícios: prepara os profissionais para atuarem na área da prescrição de atividades físicas;
  • Educação Física Adaptada e Inclusiva: fornece uma base sólida para os profissionais atuarem em diversos contextos, com um olhar diferenciado em relação às pessoas com deficiência;
  • Treinamento de Força e Personal Training: capacita os profissionais para trabalharem na área de treinamento de força e para acompanhar os treinamentos dos alunos no ambiente da academia;
  • Personal Training com ênfase em populações especiais: habilita os profissionais a trabalharem na área de treinamento personalizado (personal trainer) com diferentes populações e diversas faixas etárias.

Viu só como a faculdade de Educação Física na UniNorte é uma boa pedida? Se você chegou à conclusão de que esse curso atende a suas expectativas pessoais e profissionais, essa é a hora de melhorar sua vida. Escolha uma instituição que oferece ensino de qualidade e que tem o reconhecimento do MEC!

1° PeríodoCarga Horária
Aspectos Sócio-Antropológicos60h
Comunicação e Expressão60h
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade60h
Filosofia da Educação60h
Introdução À Profissão – Ed. Fisíca60h
Políticas Públicas e Educação60h
2°PeríodoCarga Horária
Anatomia Humana60h
Didática60h
Dimensões Biológicas e Bioquímicas da Atividade Motora60h
Educação em Direitos Humanos60h
Libras – Língua Brasileira de Sinais60h
Organização e Legislação da Educação Brasileira60h
Psicologia da Aprendizagem60h
3° PeríodoCarga Horária
Dimensões do Jogo40h
Fisiologia da Atividade Motora60h
Metodologia da Ginástica40h
Metodologia da Pesquisa60h
Metodologia do Handebol60h
Metodologia do Voleibol60h
Modalidades Esportivas de Ginástica60h
4° PeríodoCarga Horária
Crescimento, Desenvolvimento60h
Ética e Cidadania60h
Legislação e Ética Profissional60h
Metodologia do Basquetebol60h
Metodologia do Futebol e do Futsal60h
Prevenção e Urgências em Educação Física60h
Tópicos Integradores I (Licenciatura Ed.Física)40h
5° PeríodoCarga Horária
Aprendizagem e Controle Motor60h
Empreendedorismo60h
Estágio Supervisionado I – Licenciatura Ed.Física100h
História da Educação Física40h
Metodologia da Dança60h
Metodologia das Lutas60h
Metodologia do Atletismo60h
Qualidade de Vida na Escola40h
6° PeríodoCarga Horária
Atividade Motora e Ludicidade60h
Cinesiologia e Biomecânica60h
Estágio Supervisionado II (Licenciatura Ed.Física)100h
Medidas e Avaliação em Educação Física e Esporte60h
Metodologia da Educação Física e do Esporte Adaptado40h
Metodologia da Natação60h
Nutrição Esportiva60h
Responsabilidade Socioambiental60h
7° PeríodoCarga Horária
Corporeidade e Educação Física40h
Estágio Supervisionado III – Licenciatura Ed.Física100h
Gestão Escolar60h
Pedagogia dos Esportes60h
Trabalho de Conclusão de Curso I – Licenciatura Ed.Física40h
8° PeríodoCarga Horária
Estágio Supervisionado IV – Licenciatura Ed.Física100h
Planejamento e Gestão de Eventos em Educação Física60h
Tópicos Integradores II (Licenciatura Ed.Física)60h
Trabalho de Conclusão de Curso II – Licenciatura Ed.Física40h