Farmácia

O perfil do aluno

O perfil do aluno do curso de Farmácia é bem variado em relação a gêneros e idades. Entre os mais jovens, fica fácil perceber o interesse pela área de pesquisa e desenvolvimento de substâncias. Entre os mais velhos, destacam-se profissionais que já atuam na área, mas ainda não têm formação específica, buscando o diploma para se fixar no mercado e alavancar a carreira.

Espera-se do perfil desse estudante um interesse aguçado pelas novidades e transformações do mercado, que são cruciais para se adequar às exigências da profissão. Isso sem falar, claro, no interesse por Química e Biologia, além de certa familiaridade com cálculos, que também estão presentes na rotina desse estudante.

As tendências do mercado

Devido à amplitude de mercadorias voltadas para o mercado fitness, a saúde em geral e o desenvolvimento de moléculas que compõem os medicamentos genéricos, a indústria farmacêutica encontra grandes chances de crescimento tanto no varejo como em áreas de pesquisa.

Estima-se que, em breve, as farmácias terão funções atribuídas a pequenos atendimentos, além da venda de medicamentos, para ajudar a garantir a saúde e o bem-estar de pacientes com diabetes e hipertensão, incluindo até a prestação de primeiros socorros e controle de obesidade.

Por essas e outras, é necessário que o profissional de Farmácia desenvolva ações táticas de tratamento com o paciente, além de um estudo aprofundado sobre os medicamentos e suas composições. Isso independentemente se a intenção for voltada para o mercado hospitalar ou magistral.

Por fim, agora que você já está um pouquinho mais por dentro do universo farmacêutico, nada de perder mais tempo: entre em contato com a UniNorte para conhecer melhor as particularidades dos cursos que mais se encaixam em seu perfil!

A preocupação com a saúde, o avanço de inúmeras patologias clínicas e a ajuda da tecnologia no fornecimento de medicamentos são alguns dos fatores responsáveis por colocar o setor farmacêutico entre os que mais faturam no mundo. Em 2016, por exemplo, esse mercado movimentou cerca de 63,5 bilhões de reais só no Brasil! E a previsão é de que, até 2021, a indústria farmacêutica seja o 5º ramo que mais fatura em escala mundial.

Por esses e outros motivos, o curso de Farmácia costuma ser bastante procurado por pessoas que se interessam pela área da saúde. Será que esse pode ser o caminho ideal para você? Acompanhe os próximos tópicos para conhecer um pouco mais sobre as particularidades da profissão e aproveitar para entender como funciona o curso de Farmácia na UniNorte!

O profissional de Farmácia

Antes de nos aprofundarmos na profissão em si, precisamos corrigir uma impressão equivocada que muitas pessoas costumam ter, achando que a atuação do profissional de Farmácia é sempre atrás de um balcão. De fato, o curso capacita o aluno para exercer essa função, juntamente com o trato ao paciente. Mas definitivamente não é só isso!

Na verdade, o bacharel em Farmácia tem uma atuação bem ampla, que vai desde a colaboração com perícias nas polícias civil e federal, trabalhando em análises de substâncias usadas em situações delituosas, até a elaboração de cosméticos, o controle de qualidade da água e do solo, a realização de pesquisas e vigilâncias sanitárias, como determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Para entrar no mercado de forma apta a exercer todas essas funções, é importante que o estudante busque por formação em uma instituição de qualidade, que ofereça experiências extracurriculares e proporcione o contato com profissionais atuantes. Depois de formado, o farmacêutico está apto a atuar como autônomo em estabelecimento próprio, em farmácias, laboratórios de análises clínicas, centros de pesquisas e desenvolvimento de medicamentos e instituições governamentais.

 

Duração:  05 anos

Coordenador (a):  Roberta Mainardi

Roberta Mainardi é Farmacêutica, possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP- Ribeirão Preto) em 1996.  Mestre em Ciências Farmacêuticas na área de Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP) em 2001. ​Habilitada em Docência do Ensino Superior pela FCFRP-USP em 2001. Especialista em Farmácia Clinica e Hospitalar pela RACINE-São Paulo em 2018.  Professora de extensão com projeto: Farmamigos em 2016. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Biomedicina – NDE, participando na fase de reconhecimento com nota 4 do MEC em 2017. Exerceu a coordenação de pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica (UNINORTE – LAUREATE) de 2017 a 2019. Presidente da Comissão de Assistência Farmacêutica no CRF -AM no ano de 2016. Membro da Comissão de Ensino do CRF-AM desde 2018. Em janeiro de 2018 assume a Coordenação dos Cursos de Graduação em Farmácia e Biomedicina da UNINORTE onde, em agosto do mesmo ano assume definitivamente o curso de Farmácia onde permanece até os dias atuais.

O curso de Farmácia na UniNorte

O curso de Farmácia oferecido pela UniNorte tem a duração de 5 anos (10 semestres) e é ministrado nos turnos matutino e noturno, na Unidade 1 e na Unidade Plaza — ambas localizadas próximas a regiões centrais e vias de fácil acesso da cidade de Manaus.

O corpo docente do curso é formado exclusivamente por doutores e mestres com forte atuação no mercado de trabalho e com foco em pesquisas. Um grande diferencial da UniNorte está na forma como os profissionais trabalham a orientação dada aos alunos, com um acompanhamento que objetiva integrá-lo à área mais adequada para seu perfil.

Riqueza de laboratórios

Mesclando a teoria com uma forte e inovadora metodologia ativa, a UniNorte oferece trabalho de campo e em laboratórios. Equipamentos de última geração colaboram para promover a aproximação do aluno com o que ele de fato encontrará no dia a dia da profissão.

Em muitas disciplinas, essa metodologia chega a ser aplicada em até 80% de sua carga horária. Assim, logo após as lições teóricas, os alunos já são encaminhados para os laboratórios referentes a cada matéria.

Além dos laboratórios multidisciplinares, destacam-se os laboratórios de simulação complexa, os consultórios farmacêuticos para os aprendizes, o laboratório de ensino de análises clínicas, o laboratório de preparação de alimentos, a enfermaria e o consultório simulados.

Eventos e projetos de extensão

Ainda sobre sua metodologia ativa, a UniNorte oferece aos alunos palestras e oficinas com a participação de profissionais consolidados, a fim de que compartilhem experiências e visões de mercado com os estudantes.

Os eventos se propõem a integrar os alunos ao meio científico por meio do contato com profissionais de diversas áreas da saúde, entre eles a Jornada farmacêutica. Já a Oficina de cosméticos, que acontece semestralmente, aproxima os estudantes das relações farmacêuticas com o empreendedorismo e o Marketing, também muito presente na vida desses profissionais.

Estágio e inserção no mercado

O estágio é de extrema importância no curso de Farmácia devido à necessidade de contato do profissional com os pacientes, bem como de orientação clínica e avaliação de medicamentos. Torna-se obrigatória, assim, a presença do aluno em 6 semestres de trabalho como estagiário — como orientado pelas diretrizes do MEC atualizadas em 2017.

As atividades de estágio concentram o desenvolvimento de projetos de pesquisa, dispensação de medicamentos, controle de qualidade de produtos físicos e químicos, além do atendimento.

O plano Carreiras, disponibilizado pela UniNorte, colabora com o encaminhamento dos alunos para os trabalhos de campo obrigatórios em instituições parceiras. E o melhor: o índice de ex-alunos contratados ou efetivados depois do cumprimento das atividades obrigatórias são bastante expressivos.

1° PeríodoCarga Horária
Bioestatística60h
Biossegurança60h
Comunicação e Expressão60h
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade60h
Introdução À Profissão – Farmácia60h
Saúde Coletiva60h
2° PeríodoCarga Horária
Anatomia Humana60h
Biofísica60h
Bioquímica Humana60h
Citologia e Embriologia60h
Fisiologia Humana60h
Genética Humana60h
3° PeríodoCarga Horária
Cálculo40h
Farmacologia Básica60h
Histologia60h
Metodologia da Pesquisa60h
Microbiologia e Imunologia60h
Parasitologia60h
Patologia Geral60h
4° PeríodoCarga Horária
Biologia Molecular40h
Bioquimica Aplicada60h
Ética e Cidadania60h
Farmacognosia Pura60h
Farmacologia Aplicada60h
Química Geral e Inorgânica40h
Tópicos Integradores I (Farmácia)40h
5° PeríodoCarga Horária
Assistência Farmacêutica40h
Deontologia e Legislação40h
Empreendedorismo60h
Fundamentos de Farmacotécnica60h
Fundamentos de Quimica Medicinal60h
Quimica Analítica Qualitativa60h
Química Orgânica80h
6° PeríodoCarga Horária
Farmácia Hospitalar e Clinica40h
Farmacognosia Aplicada60h
Farmacotécnica Avançada60h
Quimica Analitica Quantitativa60h
Química Medicinal Avançada40h
Responsabilidade Socioambiental60h
7° PeríodoCarga Horária
Bioquímica Clínica60h
Bromatologia60h
Cosméticos e Sanificantes40h
Imunologia Clínica40h
Operações Unitárias40h
Planejamento e Síntese Molecular/Biotecnologia60h
Tópicos Integradores II (Farmácia)40h
8° PeríodoCarga Horária
Estágio Supervisionado I (Farmácia)360h
Tecnologia dos Alimentos40h
Tecnologia dos Medicamentos60h
9° PeríodoCarga Horária
Controle de Qualidade Físico-Químico40h
Controle de Qualidade Microbiológico40h
Estágio Supervisionado II (Farmácia)200h
Tópicos Integradores III (Farmácia)40h
Toxicologia60h
Trabalho de Conclusão de Curso I (Farmácia)40h
10° PeríodoCarga Horária
Citologia Clínica40h
Estágio Supervisionado III (Farmácia)240h
Hematologia Clínica40h
Microbiologia Clinica40h
Parasitologia Clinica40h
Trabalho de Conclusão de Curso II – Farmácia40h
Uroanálises40h
Disciplinas OptativasCarga Horária
Língua Brasileira de Sinais – Libras (Disciplina Optativa)40h
Optativa I60h
Optativa II60h
Optativa III60h